terça-feira, 24 de março de 2020

0,50 centavos de Grécia Antiga: O Olimpo contra as bactérias

Por Jacquelyne Queiroz


Fonte: Acervo pessoal.
          Sempre os supermercados têm 0,50 centavos de Grécia Antiga para ofertar. E foi assim que me deparei com a água sanitária Olimpo.  O site da marca não menciona o porque do alvejante levar esse nome, mas acabei associando os dois litros do produto de limpeza ao monte Olimpo na Grécia.
monte Olimpo é uma das mais altas montanhas da Grécia, com quase 3 mil metros de altura. Esse fato impressionavam os gregos antigos também, pois o deus do fogo Hefesto contou que caiu um dia inteiro até atingir o mar Egeu, ao ser jogado por sua mãe Hera, do alto do Olimpo (Ilíada, I, 590-593).

Homero menciona que o mundo foi repartido por sorteio, os céus coube à Zeus, os mares se tornaram domínio de Posseidon e Hades recebeu o mundo subterrâneo. Porém, o Olimpo ficou em comum para todos os deuses gregos (Ilíada, XV, 188-193). As narrativas gregas antigas mencionam que os deuses são considerados venturosos porque não conhecem o sofrimento, o esforço, o envelhecer e a morte (MALTA, 2000, p. 70-73).
Os deuses possuíam tanto poder que os seres humanos eram fulminados quando os presenciavam em sua forma divina. Foi o que ocorreu com Sêmele quando viu Zeus em todo o seu esplendor (KERÉNYI, 2015, p. 231). Os deuses da guerra (Ares), do amor/beleza (Afrodite), da inteligência (Atena), da saúde (Apolo), da morte (Thânatos), da comunicação (Hermes) e outras tantas potências se reuniam no Olimpo.
Mas voltando ao nosso objeto de atenção inicial, mesmo sem compreender direito a relação entre o nome e a sua finalidade, acabei comprando o produto. Quem sabe posso utilizar esse alvejante e depois de tanto higienizar poderei chamar o meu lar de “O limpo” lugar. Ou até mesmo ter a sensação de estar jogando as bactérias do alto do monte Olimpo para me ver livre delas ao limpar minha casa. Mas acho mesmo que vou me sentir mais segura por saber que todos os deuses do Olimpo podem estar em minha casa, através dessa água sanitária, lutando com os seus poderes contra as bactérias e germes.

REFERÊNCIAS:
HOMERO. Ilíada (versão bilíngue). v. 2. Tradução Haroldo de Campos. São Paulo: Arx, 2002.
KERÉNYI, Karl. Mitologia dos gregos: A história dos deuses e dos homens. v.1. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
MALTA, André. O resgate do cadáver: O último canto da Ilíada. São Paulo: Humanitas, 2000.

quinta-feira, 19 de março de 2020

O que é poder?

Olá alunos do Colégio São Jorge dos Ilhéus/2020.

Abaixo vamos encontrar um vídeo denominado O que é poder? (2013). Com ele podemos iniciar a nossa discussão sobre o assunto.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

O Mundo do Oikos


Olá alunas e alunos do 2º semestre (Licenciatura em História- UNEB/2019.1) matriculados na disciplina Grécia e Roma:

Segue a abaixo  (clique no link) do capítulo de Claude Mosse (1984) para leitura e discussão:

MOSSE, Claude. O Mundo do Oikos. In: ______. A Grécia Arcaica de Homero a Ésquilo. Lisboa: Edições 70, 1984, p. 27-36. 

Instruções:
- Ler e elaborar um pequeno comentário sobre um ou dois aspectos que chamaram a sua atenção acerca da estrutura e organização no Mundo do Oikos.
- Postar o comentário (coloque o seu nome junto com o seu comentário para facilitar a sua identificação).
- Ficar atento para responder as possíveis intervenções que realizarei nos comentários postados.
- Data limite para postagem dos comentários: 19/07  às 18h.

O escrupuloso iluminador da História do Brasil


Olá alunas e alunos do 4º semestre (Licenciatura em História- UNEB/2019.1) matriculados na disciplina Historiografia Brasileira:

Segue a abaixo  (clique no link) do capítulo de Renilson Rosa (2011) para leitura e discussão:

RIBEIRO, Renilson Rosa. “O escrupuloso iluminador da História do Brasil”: os enredos cronológicos e temáticos da 1ª edição da História Geral do Brazil, de Francisco Adolfo de Varhagen (1854/1857). Patrimônio e Memória. UNESP, v.7, n.2, p.86-108, dez.2011.


Instruções:
- Ler e elaborar um pequeno comentário sobre um ou dois aspectos que chamaram a sua atenção ao ler o artigo.
- Postar o comentário (coloque o seu nome junto com o seu comentário para facilitar a sua identificação).
- Ficar atento para responder as possíveis intervenções que realizarei nos comentários postados.
- Data limite para postagem dos comentários: 19/07  às 18h.




O souvenir

Olá alunas e alunos do 8º semestre (Bacharelado em Turismo- UNEB/2019.1) matriculados na disciplina História da Arte:

Segue a abaixo  (clique no link) do capítulo de Marlei Sallete Mecca e Tauana Macedo de Paula (2014) para leitura e discussão:

MECCA, Marlei Sallete; PAULA, Tauana Macedo de. O souvenir como objeto de estudo nos periódicos científicos de turismo e nos programas de turismo stricto sensu no Brasil. 2014. Disponível em: <http://www.anptur.org.br/novo_portal/anais_anptur/anais_2014/arquivos/DGE/DGE1/061.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2016.


Instruções:
- Ler e elaborar um pequeno comentário sobre um ou dois aspectos que chamaram a sua atenção ao ler o artigo.
- Postar o comentário (coloque o seu nome junto com o seu comentário para facilitar a sua identificação).
- Ficar atento para responder as possíveis intervenções que realizarei nos comentários postados.
- Data limite para postagem dos comentários: 19/07  às 18h.

sábado, 5 de maio de 2018

Atividade Ásia Antiga (UNEB/2018.1)


Olá alunos e alunas do 3º  semestre da UNEB/2018.1 da disciplina Ásia Antiga:

Segue logo a abaixo o link com o capítulo de Ayamard (2003) acerca da civilização chinesa. Depois de lerem o capítulo deixem um pequeno comentário abaixo contendo o seu nome para iniciarmos a discussão.

AYMARD, André; AUBOYER, Jeannine. A Civilização Chinesa na Época dos Chang e dos Tcheu. In:______. O Oriente e a Grécia Antiga: O homem no Oriente Próximo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 521-551.

Boa leitura e estudo para todos e todas.

quinta-feira, 29 de março de 2018

O Palácio de Versalhes

Alunos do 8º ano A e B do Colégio São Jorge dos Ilhéus (2018). Assista o documentário sobre o Palácio de Versalhes e faça um pequeno resumo e seu caderno. Para ter acesso ao vídeo clique na imagem logo abaixo.

Clique na imagem ou clique AQUI

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Esses escravos devem morrer!

Após assistir a cena do filme Spartacus (1960) elabore um ensaio (máximo 3 laudas) explicando:

1- O que foi a Revolta de Spartacus (inclua em sua escrita o contexto histórico no qual a revolta ocorreu e a questão dos rótulos).

2 - Por que os escravos foram punidos com a crucificação? (Observe o processo de desumanização)

Utilize para nortear a sua escrita os seguintes capítulos:

Click na imagem ou click AQUI

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Dona Hermínia e a Ciência

Dona Hermínia mostra nesse vídeo de maneira muito bem humorada como a Ciência vive de verdades provisórias.
Click na imagem ou click AQUI.

Conhecimento Científico e o Show da Luna

Ao assistir um episódio do Show da Luna podemos ter a oportunidade de perceber como se desenvolve uma linha de raciocínio que leve a formulação de um problema científico conhecimento científico, a formulação de uma hipótese, a escolha de um método, a pesquisa em si e finalmente a divulgação dos resultados. No caso aqui, sempre Luna e Júpiter divulgam as informações que encontraram através de um show bem criativo para um adulto.
Para assistir ao episódio completo click na imagem ou click AQUI.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Os índios e as suas crianças diferentes

Logo abaixo (click na imagem) se encontra uma reportagem acerca dos costumes de algumas tribos indígenas brasileiras relacionados aos nascimentos das crianças.
Assista o vídeo e responda com atenção  aos questionamentos referentes ao assunto que já se encontram em seu caderno.

Click na imagem ou click AQUI.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Etnocentrismo e Tarzan.

Olá alunos do 9º ano do Colégio São Jorge dos Ilhéus:

Logo abaixo está disponível a cena do filme Tarzan (1999), por favor assista e responda em seu caderno o seguinte questionamento: O que Tarzan precisa aprender ou se tornar para ser considerado civilizado? 
Click na imagem ou click AQUI.