quinta-feira, 11 de julho de 2019

O souvenir

Olá alunas e alunos do 8º semestre (Bacharelado em Turismo- UNEB/2019.1) matriculados na disciplina História da Arte:

Segue a abaixo  (clique no link) do capítulo de Marlei Sallete Mecca e Tauana Macedo de Paula (2014) para leitura e discussão:

MECCA, Marlei Sallete; PAULA, Tauana Macedo de. O souvenir como objeto de estudo nos periódicos científicos de turismo e nos programas de turismo stricto sensu no Brasil. 2014. Disponível em: <http://www.anptur.org.br/novo_portal/anais_anptur/anais_2014/arquivos/DGE/DGE1/061.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2016.


Instruções:
- Ler e elaborar um pequeno comentário sobre um ou dois aspectos que chamaram a sua atenção ao ler o artigo.
- Postar o comentário (coloque o seu nome junto com o seu comentário para facilitar a sua identificação).
- Ficar atento para responder as possíveis intervenções que realizarei nos comentários postados.
- Data limite para postagem dos comentários: 19/07  às 18h.

15 comentários:

  1. Meyrelane Marques - O souvenir é considerado uma forma mais tangível da experiência do turista, tornando nele um objeto de recordações e lembranças ali vivido.
    "O souvenir serve como uma
    espécie de comprovação da viagem e recurso de memória (Freire-Medeiros & Castro, 2007)."Isso significa dizer que ao comprar uma lembrança de um determinado lugar, além de sentir as lembranças vividas, é uma forma de registrar de fato a ida até aquele determinado lugar(viajante).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meyrelane:

      Então já que o souvenir é apenas uma lembrança, seria interessante deixar esses objetos guardados em uma gaveta (por exemplo) onde outras pessoas não tenham acesso?

      Jacquelyne Queiroz

      Excluir
  2. Meyrelane Marques - O artigo também relata que, em um estudo mais remoto, isso já era uma prática da era paleolítica superior, que significa dizer que nossos ancestrais já possuíam essa prática de carregar objetos de lugares visitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meyrelane:

      Então os homens do paleolítico tinham queriam guardar lembranças dos lugares onde tinham passado?

      Jacquelyne Queiroz

      Excluir
  3. Através do artigo compreendo que o Souvenir é um componente o qual está presente nos destinos de forma que vai além de uma simples lembrança. É um item que consolida a relação entre o visitante e o lugar/local visitado. Sendo também, uma forma de levar contigo um pouco do local e de compartilhar a experiência com outros.
    Em sua maioria, o Souvenir apresenta a característica de um determinado território. Contudo, podemos perceber que há a descaracterização no que é apresentado em alguns destinos turístico, por manter uma produção em massa e com um apelo promocional.
    (Gilvason da Costa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilvason:

      É interessante então o turista adquirir o souvenir no início de experiência (passeio) ou ao final? Por que?

      Jacquelyne Queiroz

      Excluir
  4. Claudia Caroline - A atividade turística é um fenômeno intangível, dessa forma o turista só pode desfrutar da atividade naquele momento especifico, não podendo ter uma amostra antes, trata-se da experiência vivenciada pelo mesmo. O souvenir é uma forma de tornar mais tangível as experiências vividas. Possibilitando recordações do local visitado e das experiências ali vivenciadas, ou seja, um registro, uma lembrança tangível da experiência.
    Os Souvenirs possuem tamanho reduzido para serem mais fáceis de carregar, é importante ressaltar que através dele o atrativo turístico estará sendo divulgado e ao recebe-lo pode ser despertado no individuo o desejo de visitar aquele local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia Caroline:

      Qual a relação entre a atividade turística ser intangível e o desejo de se aquirir souvenir? E por que comprar souvenir para outras pessoas que não participaram daquela experiência?

      Jacquelyne Queiroz

      Excluir
    2. Acredito que o Souvenir é uma forma de recordar a viagem, a experiencia que foi vivenciada, o local visitado.É uma forma de tornar a experiência tangível/palpável. Quando compramos um souvenir para dar a outra pessoa mostramos para ela que nos lembramos dela quando estávamos na viagem.
      Claudia Caroline.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. De acordo com Paula e Mecca (2014) souvenir é uma representação de outra cultura, um "presente" da localidade turística para o turista. Possui cinco classificação, sendo elas: produto pictóricos, réplica e ícones, produto com marca, objeto "piece of-the-rock" e produtos locais.
    É uma forma de comunicação, pois desperta no indivíduo que ganha ou que visualiza o objeto o desejo de visitar o destino. Segundo a pesquisa possui um registro histórico, pois desde a era paleolítica, medieval e nos séculos XVII e XVIII os egípcio e os romanos já levavam lembranças de suas viagens.
    Apesar de gerar renda econômica, divulgar a cultura e a localidade, de acordo com a pesquisa o souvenir ainda é pouco explorado na área do turismo.

    Estudante - Raquel de Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel:

      Quais exemplos podemos citar de produtos pictóricos, réplica e produtos locais?

      Jacquelyne Queiroz

      Excluir
  7. O souvenir trás para os turistas uma simbologia importante em uma viagem, é algo que representa as memórias do lugar, que faz da parte da cultura pertencente de um destino e que queremos guardar de recordação e de acordo as autoras "eternizando momentos vividos da viagem"
    O souvenir gera emprego e renda e visibilidade do trabalho das pessoas que o fazem, principalmente do artesanato que são comparados a uma arte e muitas são, seja ela a mais simples, todas têm o seu valor, seja simbólico ou econômico.
    Maria Neide Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Maria Neide:

    Nos explique um pouco mais sobre a relação entre souvenir e a economia de um local turístico.

    Jacquelyne Queiroz

    ResponderExcluir
  9. Joabe Brito Costa-
    Um dos pontos negativos encontrado no artigo é o fato do artesanato local disputar com produtos importados e industrializados, isso interfere de certa forma na economia do destino. Por isso é importante que os turistas comprem os souvenirs no fim da visita, pois assim terá tempo de conhecer melhor a cultura e a historia do lugar visitado, fazendo com que seja mais valorizado o artesanato local e que possam levar um item que de fato venham trazer lembrança do destino visitado.

    ResponderExcluir