sábado, 5 de maio de 2018

Atividade Ásia Antiga (UNEB/2018.1)


Olá alunos e alunas do 3º  semestre da UNEB/2018.1 da disciplina Ásia Antiga:

Segue logo a abaixo o link com o capítulo de Ayamard (2003) acerca da civilização chinesa. Depois de lerem o capítulo deixem um pequeno comentário abaixo contendo o seu nome para iniciarmos a discussão.

AYMARD, André; AUBOYER, Jeannine. A Civilização Chinesa na Época dos Chang e dos Tcheu. In:______. O Oriente e a Grécia Antiga: O homem no Oriente Próximo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 521-551.

Boa leitura e estudo para todos e todas.

10 comentários:

  1. A china no período Chang e dos Tcheu era dividida em duas classes, tendo no topo da hierarquia o Wang (rei) que exercia tanto a função política administrativa quanto à religiosa, sendo que esta última se sobressaía das demais obrigações, pois o Wang tinha que realizar ritos periodicamente de acordo com as estações, para que manter-se a ordem natural do mundo.
    Para que o rei pudesse realizar as obrigações religiosas periodicamente tinha-se a necessidade de ter um local afastado da cidade, sendo que tanto no reinado de Chang e Tcheu a residência real se localizava no subúrbio do sudoeste. Devido estar afastado da cidade o controle dos súditos não ocorria exclusivamente pelo rei, ele delegava autoridade para supervisionar em seu nome, tinha todo poder absolutista dentro da sociedade.
    A capital Chang: Ngan-iang desde o século XII a.C. já demonstrava um desenvolvimento grande de edifícios, com apresentação de obras de bronze e praticas divinatórias e com escrita, além da apresentação de vasos feito com a técnica de cerâmica. E Tcheu com o seu deslocamento ao norte e oeste e sul, permitiu o desenvolvimento a partir da agricultura, se baseando no sistema feudalista, este processo que fez com que as famílias se consolidassem neste novo território, no alto do vale Wei, esse sistema exigia o rendimento agrícola e a defesa armada do território contra os seminômades que rondava as zonas aráveis.
    A agricultura ocupava a lugar central da civilização chinesa, como demonstra os vestígios arqueológicos encontrado nas cascas e nos ossos de dinossauros, também exerciam a atividade de caça e pesca, mas essas se caracterizavam no âmbito de diversão, apesar de ser muito lucrativa.

    ResponderExcluir
  2. Alailson
    O que são animais de tiro?? P. 527, 12ª linha.

    ResponderExcluir
  3. Alailson.
    Jacqui,
    Tem uma passagem na p.541 que fala do ritual funebre dos Patricios, isto é, nobres. Não entendi se a corte e os serviçais São de fato enterrados vivos com o morto ou se na última hora são substituídos por pequenas estátuas como na Grécia antiga. E isso?

    ResponderExcluir
  4. Em se tratando da civilização chinesa sob os Tcheu, a sociedade encontra-se divida em duas classes, a plebe e a patrícia, sendo que a plebe é composta basicamente por camponeses e a patrícia por nobres hereditários.
    O que me chamou atenção é que a base da sociedade é composta pela plebe, que mantém a sua organização bem distinta das dos nobres,vivem trabalhando, não são individualistas e através do trabalho se obtém além daquilo que é preciso para sobreviver com sua família.


    Jaíse Sousa Teles.

    ResponderExcluir
  5. Gliciane dos S. Costa21 de maio de 2018 às 08:36

    COMENTÁRIO:
    Os autores dizem que não precisa de dados cronológicos a princípio para recolher dados em detalhes dessa época da civilização chinesa num momento em que a mesma era uma pequena ilha civilizada tinha dois povos especificamente os Chang e Tcheu ao decorrer do texto percebe-se uma cultura muito diversificada, na hierarquia a pessoa mais importante daqueles povos era figura do rei que era considerado como um personagem sagrado, com poder absolutista.
    Umas das coisas que chama a atenção é a pirâmide hierárquica administrativa no tempo dos Tcheu, no topo estava o rei acompanhado por seu primeiro- ministro em seguida os três ministros mais importantes: da Agricultura Guerras e Obras Públicas na parte mais baixa da pirâmide estavam outros três ministros que tratavam de assuntos pessoais do rei e da justiça criminal. O questionamento é que a parte dos serviços mais íntimos umas das decisões mais importantes eram tomadas pela terceira parte da pirâmide? O texto diz que esses ministros tinham a vida bem complicada quando os autores falam: “(...) A partir do século IV a.C, estes diversos ministros, (...) têm ao seu redor numerosos funcionários, e administração já é bastante complicada”. (AYMARD, AUBOYER, 2003, p. 533).

    ResponderExcluir
  6. A civilização chinesa na época da dinastia tcheu é altamente agraria mesmo tendo a pesca e caça como possíveis recursos para o sustento, entretanto, eram como meros prazeres para essas sociedades inicialmente. Com uma sociedade totalmente hierarquizada e dividida em duas classes: os patrícios em cima e plebe camponesa embaixo e sendo a plebe a base para a manutenção dessa sociedade, contudo havia uma grande abismo entre essas duas classes que dava privilégios aos patrícios em toda a administração dos feudo e em outras áreas e a plebe tinham a vida e educação naturalmente diferentes, o rei tem uma vida particular, sendo seu tempo regido pelas obrigações políticas e religiosas.

    ResponderExcluir
  7. Na antiguidade, a grande maioria das civilizações ergueu-se ao redor de rios, por causa da importância da água para a agricultura e como via de transporte. Com a China não seria diferente.
    A China, conhecida pela Rota da Seda, pela Grande Muralha, pelo seu estilo de cerâmica, escrita, além de outras artes e feitos que beneficiaram e continuam a beneficiar a humanidade, até os dias de hoje, possui uma das mais antigas civilizações do mundo e advém de três dinastias, as quais ocuparam aquele território em seu período inaugural e logo após esse período, dá-se inicio a outro período, que também se subdividia em três eras, o período ou era Imperial.
    A dinastia Chang, com seu imperador tendo, teoricamente, poder absoluto, é considerada a mais antiga, a primeira dinastia chinesa. É nela que se desenvolve a escrita, o trabalho com bronze, tendo Ngan-Iang, como a representatividade do apogeu da arte arcaica chinesa, as armas, urnas funerárias, carros de guerra e expande o seu território por meio de conflitos. Hierarquicamente a divisão social era bem rígida onde uma pequena classe dominante ocupava o topo dessa pirâmide social e a maior parte da população sustentando as dominantes. O imperador ocupava o topo da pirâmide social e os camponeses, assim como um pequeno número de escravos, a base. Os patrícios possuíam as maiores e melhores terras cultivadas por uma totalidade significativa de camponeses, que, durante o verão, “moram no terreno das próprias culturas, em cabanas provisórias” (p. 527), esses camponeses também serviam de guardiões dessas culturas, protegendo-as contra ladrões e animais em busca de alimento; os camponeses faziam parte da maior fatia absoluta daquela sociedade e eram os produtores de alimentos para quase toda a sociedade, trabalhando as terras dos patrícios, pois “são complemento do solo que cultivam e são transmitidos com ele, sem jamais possuí-lo propriamente” (p. 530). A cultura chinesa é caracterizada pela filosofia e religião, que para os antigos chineses elas estão fortemente relacionadas. Uma das mais importantes correntes filosóficas era o confucionismo, originada do filósofo Confúcio, que pregava rígidos valores morais.

    ResponderExcluir
  8. A China era uma sociedade dividida em duas classes como afirma Aymard (2003,p.521) "No como dá hierarquia acha-se o rei(Wrangler), que dirige ao mesmo tempo a vida religiosa [...]. Seu poder é teoricamente absoluto; todavia, visto que seu isolamento sagrado impõe a existência de intermediários entre ele e o povo".
    Interessante notar que depois dá tomada do rei Chang para o os Tcheu, em que começa uma dinastia de uns 3 séculos, a organização dá sociedade se desenvolve, pois os Tcheu não exerce um poder absoluto, e a organização se assemelha a um estilo de vida feudal como mais tarde o do Ocidente.

    Lorrany Oliveira Fernandes

    ResponderExcluir
  9. Oi boa noite professora.Aqui é Sirlane do quarto semestre de história. Você tem alguma coisa falando sobre as mulheres do antigo Egito.

    ResponderExcluir