tag:blogger.com,1999:blog-58795967090277198512024-03-18T05:56:06.396-07:00Sofia e as CorujasJacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.comBlogger103125tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-63384521339377184762024-03-04T04:43:00.000-08:002024-03-04T04:45:10.303-08:00Você está falando com quem?<div style="text-align: left;">Olá Jacquemores <br />do 3º ano do Ensino Médio do Colégio São Jorge dos Ilhéus (2024):</div><div style="text-align: left;"><br /></div><div style="text-align: left;"> As cenas dos filmes abaixo abordam questões que envolve as discussões que estamos realizando durante os nossos encontros. Assista com atenção os trechos dos filmes <i>Náufrago</i> (2000) e <i>Mulher Invisível</i> (2009) e registre em seu caderno as suas considerações acerca dos questionamentos a seguir.</div><div style="text-align: left;">Por favor utilize fones de ouvido porque os audios dos vídeos estão com volume baixo.</div><div style="text-align: left;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="287" src="https://www.youtube.com/embed/4Sijz8AU9Oo" width="346" youtube-src-id="4Sijz8AU9Oo"></iframe></div><br /><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="276" src="https://www.youtube.com/embed/_t3A1wQ4B48" width="332" youtube-src-id="_t3A1wQ4B48"></iframe></div><br /><div style="text-align: left;"><b>Atividade:</b></div><div style="text-align: left;"><b>1 - </b>O que os dois vídeos apresentam em comum? Exemplifique a sua resposta com descrição de situações das cenas.</div><div style="text-align: left;"><b>2 - </b>O que levou os personagens a se comportarem dessa maneira?</div><div style="text-align: left;"><b>3 - </b>Como a Sociologia pode nortear esclareciemntos para tais comportamentos?</div><div style="text-align: left;"><b>4 -</b> Com base nos vídeos e nas discussões em sala de aula, responda: Qual é o maior medo do ser humano?</div><div style="text-align: left;"><b>5 -</b> O que chamou mais atenção nos trechos dos filmes? Justifique a sua resposta</div><p><br /></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-73670828069877197822024-03-04T03:48:00.000-08:002024-03-04T03:50:04.644-08:00Se alimentar é fácil?<p> Olá Jacquemores do 1º ano do Ensino Médio do Colégio São Jorge dos Ilhéus (2024):</p><div style="text-align: left;"> </div><div style="text-align: left;"> Abaixo se encontra trechos do filme <i>10.000 a.C</i> (2008) e <i>Os Croods</i> (2013). Assista com atenção as cenas, realize o registro do questionário (que acompanha essa atividade) em seu caderno para discutimos juntos em sala de aula.</div><div style="text-align: left;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="287" src="https://www.youtube.com/embed/kF8277rgyM4" width="345" youtube-src-id="kF8277rgyM4"></iframe></div><br /><div style="text-align: left;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="293" src="https://www.youtube.com/embed/OvHRNL8ZNNA" width="353" youtube-src-id="OvHRNL8ZNNA"></iframe></div><br /><div style="text-align: left;"><br /></div><div style="text-align: left;"><b>Atividade:</b></div><div style="text-align: left;"><b>1 -</b> O que as cenas dos dois filmes temm em comum?</div><div style="text-align: left;"><b>2 -</b> Qual é a principal preocupação dos grupos humanos representados nos filmes? Quais eram as estratégias que utilizavam?</div><div style="text-align: left;"><b>3 -</b> Qual o contexto histórico das cenas selecionadas? Justifique a sua resposta.</div><div style="text-align: left;"><b>4 -</b> O que mais chamou a sua atenção nas cenas selecionadas? Justifique a sua resposta.</div>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-64099851935626938552024-03-04T03:00:00.000-08:002024-03-04T03:05:17.949-08:00A Grande Guerra - Resumo<p> Olá Jacquemores do 9º ano do Colégio São Jorge dos Ilhéus/2024:</p><p><span> Logo abaixo se encontram 3 vídeos curtos sobre a Grande Guerra. Após assistir responda as questões que vem logo em seguida em seu caderno.</span><br /></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/y7jTTQQDOeg" width="381" youtube-src-id="y7jTTQQDOeg"></iframe></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="312" src="https://www.youtube.com/embed/dlBTO_ph4tA" width="375" youtube-src-id="dlBTO_ph4tA"></iframe></div><br /><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="307" src="https://www.youtube.com/embed/HEn-VdqmdRU" width="368" youtube-src-id="HEn-VdqmdRU"></iframe></div><br /><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">1 - Qual foi a causa real e o estopim da Grannde Guerra?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">2 - Quais paises faziam parte da Tríplice Aliança?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">3 - Quais paises compunham a Tríplice Entente?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">4 - Quais são as fases da Grande Guerra?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">5 - Como era o cotidiano nas trincheiras?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">6 - Cite exemplos de armas desenvolvidas durante essa guerra?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">7 - Quais outras invenções foram geradas durante a Grande Guerra que utilizamos no nosso cotidiano?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">8 - Como os EUA entraram na guerra?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">9 - O Brasil vai apoiar quem na Grande Guerra?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">10 - O que foi a Gripe Espanhola?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">11 - Qual o papel das mulheres na Grande Guerra?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">12 - Qual parte da guerra saiu vencedora?</div><p></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-6358162374735567612023-07-19T02:17:00.003-07:002023-07-19T02:17:47.111-07:00Sistema Solar Helicoidal<p> Olá Jacquemores do 1º ano do IFBA/2023:</p><p><span> Assista com atenção o vídeo abaixo que ilustra sobre as ideias do Sistema Solar Helicoidal porque logo em seguida vamos discutir sobre o tema e realizar atividade em sala de aula.</span><br /></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/0D5OzdCBlE0" width="379" youtube-src-id="0D5OzdCBlE0"></iframe></div><br /><p><br /></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-67975912454254240592023-06-21T05:38:00.000-07:002023-06-21T05:38:56.465-07:00Campos de Concentração<p> Olá Jacquelovers do 2º ano do IFBA Ilhéus/2023:</p><p> Após assistir o vídeo abaixo e faça o que se pede a seguir:</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="276" src="https://www.youtube.com/embed/qXRTsrDQVXs" width="332" youtube-src-id="qXRTsrDQVXs"></iframe></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">1 - O que alguns médicos alemães faziam com as peles dos prisioneiros?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">2 - Como a música era utilizada nos campos de concentração?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">3 - Explique como funcionavam os trens da morte?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">4 - Quem eram os sonderkomando?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">5 - Qual era a função dos experimentos com humanos?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">6 - Como a subnutrição era testada?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">7 - O que foi o sabão dos mortos?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">8 - Por que as pessoas do vídeo aparecem sem cabelos?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">9 - No vídeo aparecia somente homens adultos? Justifique a sua resposta.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">10 - Qual informação chamou mais a sua atenção? Por que?</div>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-35664616280202999162023-06-04T18:52:00.006-07:002023-07-10T06:04:58.840-07:00Segunda Guerra Mundial - parte 01<p style="text-align: justify;"> Olá Jacquelovers do 2º ano do IFBA/2023:</p><p><span> No vídeo abaixo você irá encontrar informações importantes sobre a Segunda Guerra Mundial. Após assistir com atenção responda o questionário a seguir em seu caderno.</span><br /></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="341" src="https://www.youtube.com/embed/gj2V669haMQ" width="410" youtube-src-id="gj2V669haMQ"></iframe></div><br /><p style="text-align: left;"><span>1 - Quais foram as possíveis causas da Segunda Guerra Mundial?</span></p><p style="text-align: left;"><span>2 - Como foi que Hitlher estava "pintando e bordando" antes da Segunga Guerra?</span></p><p style="text-align: left;">3 - Quais paises já estavam "de olho" em Hitlher por conta de seu comportamento antes da Segunda Guerra?</p><p style="text-align: left;">4 - O que foi a Conferência em Monique de 1938?</p><p style="text-align: left;">5 - Por que a Inglaterra e a França não tomaram providências em relação à Alemanha antes?</p><p style="text-align: left;"><span>6 - O que foi o Tratado de Não Agressão assinado em 1939? Qual o objetivo de Hitler com esse tratado?</span></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-78976741610969041192023-06-04T18:21:00.001-07:002023-06-04T19:10:28.926-07:00Direitos Humanos e cidadania<div>Olá Jacquemores do 3ª ano do IFBA/2023:</div><b><div><b><br /></b></div>Após assistir o vídeo abaixo responda os seguintes questionamentos em caderno:</b><br />
<br />
1 - Quais são os extremos sociais presentes em Brasília?<br />
2 - Esses extremos sociais podem ser encontrados ma cidade em que você vive? Justifique a sua resposta.<br />
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/OOgawEX37gI?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>
<div style="text-align: center;">
<b>Ou click aqui: </b><a href="http://www.youtube.com/watch?v=OOgawEX37gI">http://www.youtube.com/watch?v=OOgawEX37gI</a></div>
Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com19tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-63089722336978597092023-06-04T18:01:00.025-07:002023-06-04T19:06:11.442-07:00A Independência das Treze colônias (parte 02)<p style="text-align: justify;">Olà jacquemores do 8º ano do Colégio São Jorge dos Ilhéus/2023: </p><p> Assista com atenção o vídeo abaixo sobre a segunda parte do assunto Independência das Treze Colônias e logo em seguida registre as respostas das questões abaixo em seu caderno.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="337" src="https://www.youtube.com/embed/ci5lMKyIjX8" width="405" youtube-src-id="ci5lMKyIjX8"></iframe></div><p>1 - O que foi a Festa do Chá de Boston?</p><p>2 - Qual foi o objetivo do Primeiro Congresso Continental da Filadélfia em 1774? O que dizia a carta enviada aos ingleses?</p><p>3 - O que foram as Leis Intoleráveis?</p><p>4 - O que foi discutido no Segundo Congresso Continental da Filadélfia em 1775?</p><p>5 - A quem as Treze Colônias pedem auxílio para lutar contra os ingleses?</p><p>6 - Como passam a se chamar as Treze Colônias após a independência?</p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-84310187363159919572023-05-03T17:42:00.007-07:002023-05-03T17:44:21.076-07:00A guilhotina na Revolução Francesa<p> Olá jacquemores do 8º ano do Colégio São Jorge dos Ilhéus/2023:</p><p style="text-align: justify;"> Assista com atenção o vídeo a seguir sobre a criação e funcionamento das guilhotinas durante a Revoluçao Francesa (1789) e depois responda as questões em seu caderno:</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="309" src="https://www.youtube.com/embed/1h0bpWVDvy0" width="371" youtube-src-id="1h0bpWVDvy0"></iframe></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">1 - Somente na França existiram instrumentos que cortavam cabeças? Justifique a sua resposta.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">2 - Quem eram as tricoteusis? Qual era a sua reputação?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">3 - Quantas pessoas eram decpatadas na guilhotina em 13 minutos? Qual foram as consequências?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">4 - Como as pessoas eram transportadas até a guilhotina?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">5 - Quais foram as últimas palavras do rei francês Luís XVI antes de ser decaptado?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">6 - Todas as execuções eram bem sucedidas? Justifique a sua resposta.</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">7 - Quantas pessoas Robespierre enviou para a guilhotina durante o Período do Terror?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">8 - Qual era a função das gilhotinas em miniaturas?</div><div class="separator" style="clear: both; text-align: justify;">9 - Qual curiosidade chamou mais a sua atenção? Por que?</div>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-1125365657840586252023-05-03T14:01:00.002-07:002023-05-03T18:19:36.218-07:00Ritual da Tucandeira<span> Oi Jacquelindos do 1º ano</span> do Ensino Médio do Colégio São Jorge dos Ilhéus/2023. <div><br /></div><div> Assista o vídeo abaixo sobre o Ritual da Tucandeira:</div><div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="266" src="https://www.youtube.com/embed/G1rqW5ya96c" width="320" youtube-src-id="G1rqW5ya96c"></iframe></div><div><div><span> </span>Após asssitir o vídeo responda as perguntas em seu caderno:</div></div><div>1 - O que é o ritual da Tucandeira?</div><div>2 - Qual o processo para a construção da luva com as tucandeiras?</div><div>3 - Quais os significados do ritual da Tucandeira?</div><div>4 - Ao assistir o vídeo você experimentou o Estranhamento Cultural? Justifique a sua resposta.</div><div>5 - Com base no vídeo como poderíamos aplicar o conceito de Relativismo Cultural?</div><div>6 - Qual informação do vídeo chamou mais a sua atenção? Por que?</div></div>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-58625164758551473632023-04-21T12:27:00.001-07:002023-06-04T18:53:24.080-07:00Revolução Francesa - O resumão<p> Olá Jacquemores do 8º ano do Colégio São Jorge dos Ilhéus/2023:</p><p><span> </span>Abaixo se encontra 2 vídeos sobre a Revolução Francesa (clique nan imagem para assistir). Logo em seguida copie as questões em seus caderno e responda com atenção.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="306" src="https://www.youtube.com/embed/IK-amfB6tuE" width="368" youtube-src-id="IK-amfB6tuE"></iframe></div><br /><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="299" src="https://www.youtube.com/embed/JwlrJTG8Nt4" width="359" youtube-src-id="JwlrJTG8Nt4"></iframe></div><p>1 - Dê informações sobre os 3 estamentos da sociedade francesa do século XVIII.</p><p>2 - Para compreender a quantidade de pessoas dos estamentos franceses do século XVIII podemos comparar a quais cidades brasileiras?</p><p>3 - O que foi a Assembléia dos Estados Gerais? Quais foram as propostas discutidas?</p><p>4 - Qual será a contra proposta apresentada pelo 3º Estado nessa reunião? Quem concorda e quem discorda?</p><p>5 - Por que nos dias de hoje se comemora na França o dia 14 de julho?</p><p>6 - O que foi a Assembleia Nacional Constituinte?</p><p>7 - Por que usamos hoje os termos direita, esquerda e centro em nosso política?</p><p>8 - Quem eram os sans culottes?</p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-46479821102162876222023-03-02T15:15:00.003-08:002023-03-02T15:15:55.576-08:00As mulheres e o Iluminismo<p> Olá alunos do 8º ano do Colégio São Jorge dos Ilhéus (2023):</p><p><br /></p><p><span> Logo abaixo se encontra o vídeo sobre a atuação das mulheres durante o movimento Iluminista. Após assistir o vídeo responda as questões a seguir em seu caderno.</span></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="304" src="https://www.youtube.com/embed/N_9odyG8AAs" width="366" youtube-src-id="N_9odyG8AAs"></iframe></div><br /><span>1 - O que foi o Iluminismo?</span><p></p><p><span>2 - O que defendia o Iluminismo?</span></p><p><span>3 - Quais eram os 3 tipos de ideias que se tinham das mulheres naquela época?</span></p><p><span>4 - Quem foi Laura Bassi?</span></p><p><span>5 - Qual o nome da mulher que foi a primeira a escrever um livro sobre matemática?</span></p><p><span>6 - Fale um pouco sobre Emili du Châtelet.</span></p><p><span>7 - Como a Madame Lavoisier trabalhou em conjunto com seu esposo?</span></p><p><span>8 - Das cientistas iluministas que estudamos, qual delas você mais gostou? Justifique a sua resposta.</span></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-13371464649190936482023-02-22T13:52:00.036-08:002023-02-22T14:25:30.595-08:00Gandhi e os movimentos decoloniais<p> Olá Jacquelovers do 3º ano do Ensino Médio do Colégio São Jorge (2023):</p><p> Assistam o vídeo abaixo (clique na imagem) e logo em seguida faça o que se pede abaixo:</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="313" src="https://www.youtube.com/embed/q5I3uSDg-JE" width="377" youtube-src-id="q5I3uSDg-JE"></iframe></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><p> Copie em seu caderno as perguntas abaixo e respinda com base no que você assistiu no vídeo:</p><p>1 - Quem eram os intocáveis na sociedade Hindu? Qual foi o posicionamento de Ganhi em relação a esta casta?</p><p>2 - Qual foi o posicionamento de Gandhi em relação à industria textil inglesa na Índia? Por que?</p><p>3 - O que foi o Ato Rowlatt?</p><p>4 - O que foi a Greve Geral?</p><p>5 - O que foi o Massacre de Amritsar?</p><p>6 - Como era utilizado a desobediência civil e a não violência na luta decolonial indiana?</p><p>7 - O que foi a Marcha do Sal?</p><p>8 - Qual relaçãopodemos estabelecer entre a Segunda Guerra Mundial e a Independência da Índia em 1946?</p><p>9 - Como o jejum de Ganghi influenciou os conflitos após a descolonização indiana?</p><p>10 - Como Gandhi faleceu?</p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-58563405551509127942023-02-12T19:05:00.009-08:002023-02-12T19:05:56.892-08:00O Show da Luna e a Ciência<p> <b>Jacquemores:</b></p><p><span> Se divirta assistindo o episódio do Show da Luna e logo em seguida em seu caderno faça o que se pede:</span><br /></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="313" src="https://www.youtube.com/embed/ZQaXzGjvLYU" width="377" youtube-src-id="ZQaXzGjvLYU"></iframe></div><br /><span><span> 1 - Identifique no epísódio que você assistiu as etapas que compõem o processo científico; ou seja, quando os personagens relaizaram:</span><br /></span><p></p><p><span><span>a) Observação sobre um fato que gerou uma curiosidade.</span></span></p><p><span><span>b)Pergunta (ou problema científico) em torno da situação que estão vivenciando.</span></span></p><p><span><span>c) Hipótese (prováveis respostas da pergunta que formularam).</span></span></p><p><span><span>d) O experimento realizado para tentar buscar a resposta da pergunta que formularam.</span></span></p><p><span><span>e) O resultado encontrado.</span></span></p><p><span><span>f) A divulgação do resultado encontrado.</span></span></p><p><span><span><br /></span></span></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-14458564264653306732023-02-12T18:51:00.001-08:002023-02-12T18:51:46.410-08:00Rebeliões Coloniais no Brasil<p> Oi Jacquelovers do 1º ano/IFBA:</p><p>Assista com atenção o vídeo abaixo e anote em seu caderno as questões a seguir:</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="318" src="https://www.youtube.com/embed/u5FioqeFuVY" width="382" youtube-src-id="u5FioqeFuVY"></iframe></div><br /><p>1 - O que significa os elementos contidos na bandeira de Minas Gerais?</p><p>2 - O que significa incofindente?</p><p>3 - O que foi a Derrama?</p><p>4 - Qual foram os objetivos da Inconfidência Mineira?</p><p>5 - Como os inconfidentes foram punidos pela coroa portuguesa?</p><p><br /></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-5542162026476338002023-02-12T18:41:00.001-08:002023-02-12T18:41:41.229-08:00Movimentos sociais da República Velha<p> Olá Jacquemores do 2º ano do IFBA:</p><p><span> Com base no vídeo abaixo responda o questionário a seguir em seu caderno:</span><br /></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="319" src="https://www.youtube.com/embed/MfOC-il4NXM" width="383" youtube-src-id="MfOC-il4NXM"></iframe></div><br /><span>1 - O que são movimentos sociais?</span><p></p><p><span>2 - O que a Guerra de Canudos, Contestato e o movimento chamado Cangaço tem em comum? Justifique a sua resposta.</span></p><p><span>3 - O que foi a Revolta da Chibata?</span></p><p><span>4 - Quais são as causas e objetivos da Revolta da Vacina?</span></p><p><span>5 - O que foi o Tenentismo?</span></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-12305023476040685492023-01-22T17:45:00.002-08:002023-02-08T18:48:17.275-08:00Voto de Cabresto<p> Olá Jacquemores:</p><p><span> A seguir temos um vídeo sobre o voto de cabresto, prática bem comum durante a Primeira República Brasileira (e ainda é utilizado até os dias atuais). Após assistir o vídeo (clique na imagem) copie o questionário abaixo no caderno e responda.</span><br /></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="323" src="https://www.youtube.com/embed/esiHab0mOao" width="388" youtube-src-id="esiHab0mOao"></iframe></div><br />1 - O que é o voto de cabresto?<p></p><p>2 - O cabresto é destinado para que tipos de animais? Qual a função?</p><p>3 - Quem eram os coronéis?</p><p>4 - Por que os coronéis adquiriram tanto poder?</p><p>5 - Quais eram as promessas feitas pelos coronéis antes das eleições?</p><p>6 - Quais os métodos que os coronéis utilizavam para garantir votos?</p><p>7 - Existe hoje a manipulação de votos na polítíca brasileira? Justifique a sua resposta.</p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-6195976775705252902023-01-19T18:54:00.004-08:002023-01-19T18:54:49.599-08:00Trabalho infantil<p> 3º ano (IFBA/2022):</p><p><span> </span>Assistam com atenção o vídeo abaixo (clique na imagem) e respondam as questões a seguir:</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="266" src="https://www.youtube.com/embed/_oeYCEYpaRo" width="320" youtube-src-id="_oeYCEYpaRo"></iframe></div><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br /></div><p>1 - O que é considerado meia infância? </p><p>2 - O trabalho realizado por uma criança somente é considerado "trabalho" quando existe remuneração?</p><p>3 - Qual relação podemos estabelecer entre o trabalho infantil e a evasão escolar?</p><p>4 - O que é trabalho infantil?</p><p>5 - Quais são os dados existentes na atualidade brasileira sobre acidentes e mortes no trabalho infantil?</p><p>6 - O que nossa Constituição fala sobre o trabalho infantil?</p><p>7 - Onde ocorrem as piores formas de trabalho infantil no Brasil?</p><p>8 - O que se tem feito para combater o trabalho infantil?</p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-10103063798589378392023-01-17T17:32:00.005-08:002023-01-17T17:33:43.901-08:00Revolução Industrial<p> Olá:</p><p> <span> </span>1º ano/IFBA 2022 assista o vídeo abaixo (clique na imagem) e responda as questões a seguir em seu cadeno:</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="337" src="https://www.youtube.com/embed/qpxaj1XEPko" width="405" youtube-src-id="qpxaj1XEPko"></iframe></div><p>1 - Por que a Inglaterra foi a pioneira na Revoluçao Industrial?</p><p>2 - Quais eram as condições de trabalho dos operários desse período?</p><p>3 - Qual a diferença entre produção artesanal, manufatura e a maquinofatura?</p><p>4 - O que foi o Ludismo e o Cartismo?</p><p>5 - Quais foram os resultados da Revolução Industrial?</p><p>6 - Identifique de 5 a 10 palavras chaves que resumem o assunto Revolução Industrial?</p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-5061245505085657102022-11-10T14:14:00.001-08:002022-11-17T13:04:42.157-08:00Declaração Universal dos Direitos Humanos<p> Olá 3º ano IFBA/2022 <i>campus </i>Ilhéus-BA:</p><p><span> </span>Abaixo se encontra um vídeo do historiador Leandro Karnal nos falando acerca da criação da Declaração dos Direitos do Humanos.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="343" src="https://www.youtube.com/embed/JjZxODEOn3w" width="412" youtube-src-id="JjZxODEOn3w"></iframe></div><p><span> Agora responda as questões a seguir em seu caderno:</span><br /></p><p>1-Qual foi o contexto histórico da criação da Declaração Unniversal dos Direitos Humanos (DUDH)?</p><p>2 - Qual o critérioestabelecido para um país integrar a ONU?</p><p>3 - Se tivessimos que nos apresentar à alienígenas qual documento entregaríamos a eles?</p><p>4 - De que maneira a DUDH é relativista? Justifique sua resposta.</p><p>5 - O que a DUDH fala sobre igualdade?</p><p>6 - Sobre a Instrução o que seria considerado crime? Justifique a sua resposta.</p><p>7 - O que seria opnião livre?</p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-733167957846638162022-11-10T13:42:00.002-08:002022-11-10T13:42:25.276-08:00Guerra dos Mundos<p> 1º ano do IFBA <i>campus</i> Ilhéus/2022:</p><p> Após assistir o trecho do filme <i>Guerra dos Mundos</i> (2005) siga as instruções que estão logo abaixo:</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="356" src="https://www.youtube.com/embed/YHvW4lxQaro" width="428" youtube-src-id="YHvW4lxQaro"></iframe></div><br /><p><b>ATIVIDADE:</b></p><p>1 - Pesquise as informações gerais do filme (ano de produção, bilheteria, indicações ao Oscar e outros)</p><p>2 - Qual foi a reação inicial do humanos diante dos alienígenas?</p><p>3 - Qual tipo de armas você imagina que os alienigenas utilizaram contra os humanos?</p><p>4 - Qual analogia podemos estabelecer entre a cena do filme e a chegada dos portugueses no Brasil no século XV?</p><p><b><br /></b></p><p><b>INSTRUÇÕES:</b></p><p>- As questões da atividade devem ser copiadas e respondidas em seu caderno.</p><p>- Vamos compratilhar o resultado da nossa atividade em sala de aula no dia 17/11/22 (quinta).</p><p>- A atividade vai valer um carimbo positivo💓</p><p><br /></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-9762514858608369942022-10-02T04:14:00.005-07:002022-10-02T04:38:41.531-07:00Ditadura Militar no Brasil<p><b> Olá 9º ano do Colégio São Jorge dos Ilhéus/2022:</b></p><p><span> Abaixo se encontra um vídeo sobre a Ditadura Militar no Brasil (2018).</span><br /></p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="377" src="https://www.youtube.com/embed/HGrq8Eit31E" width="453" youtube-src-id="HGrq8Eit31E"></iframe></div><p>Após assistir o vídeo resposta as seguintes questões em seu caderno.</p><p></p><p><span>1 - O que foram os Atos Institucionais?</span></p><p><span>2 - Qual foi o objetivo da implementação da Ditadura Militar?</span></p><p><span>3 - O que foi a Passeata dos Cem Mil?</span></p><p><span>4 - O que foi o AI-5?</span></p><p>5 - Por que esse período foi denominado "Anos de Chumbo"?</p><p>6 - O que foi o Milagre Econômico?</p><p>7 - O que significa dizer que a democracia retornaria de maneira "lenta, gradual e segura"?</p><p>8 - Explique o que foi a Lei de Anistia?</p><p>9 - Qual foi a postura da chamada Linha Dura em relação ao processo de redemocratização do Brasil?</p><p>10 - Qual o objetivo do movimento popular denominado Diretas Já?</p><p>11 - O que mais chamou a sua atenção durante a Ditadura Militar? Justifique a sua resposta.</p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-40477623776996566002022-10-01T17:36:00.001-07:002022-10-01T17:36:31.705-07:00O protagonismo português<p> <b>1º ano do IFBA/2022:</b></p><p>Abaixo se encontra um vídeo intitulado <i>As Grandes Navegações, parte 4</i> (2022) que aborda sobre o protagonismo português diante das Grande Navegações que ocorreram no século XIV e XV.</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/dBCSWinHNHE" width="433" youtube-src-id="dBCSWinHNHE"></iframe></div><p>Após assistir o vídeo responda as questões a seguir em seu caderno:</p><p>1 - O que levou Portugal a se tornar pioneiro nas Grandes Navegações?</p><p>2 - Cite os avanços tecnológicos desenvolvidas e utilizaddos por Portugal nesse período.</p><p>3 - O que é Cabotagem?</p><p>4 - Qual avanço tecnológico utilizado pelos portugueses chamou mais a sua atenção? Justifique a sua resposta.</p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-44805681273750790822022-09-29T18:07:00.006-07:002022-09-29T18:10:53.291-07:00A segunda Guerra Mundial e o seu guarda roupa<p> Como a Segunda Guerra Mundial influenciou o seu guarda roupa hoje? Quem sabe nesse vídeo abaixo encontramos algumas respostas 😎</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="342" src="https://www.youtube.com/embed/xfFZLaOrd8Y" width="412" youtube-src-id="xfFZLaOrd8Y"></iframe></div><br /><p><br /></p>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5879596709027719851.post-19101040842088235402022-08-09T07:31:00.008-07:002022-08-09T10:10:19.852-07:00A vacina com nome de satélite<p>Atividade destinada aos alunos do curso de <i>Licenciatura em História</i> (UESC) matriculados na disciplina <i>Fundamentos e Metodologia do Ensino de História</i> turma 2022.2.</p><p><b>1º passo: </b>Assista as reportagens abaixo:</p><p> Reportagem nº 1</p><p></p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="266" src="https://www.youtube.com/embed/YmvW0ZEU1cA" width="320" youtube-src-id="YmvW0ZEU1cA"></iframe></div> <p></p><p> Reportagem nº 2</p><div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen="" class="BLOG_video_class" height="266" src="https://www.youtube.com/embed/2mQ1tt1Dcz0" width="320" youtube-src-id="2mQ1tt1Dcz0"></iframe></div><br /><p><b>2º passo:</b> Elabore um ensaio utilizando as reportagens acima como objeto para a aplicação das teorias e metodologias para o ensino de História utilizando no mímino dois autores estudados em sala de aula como ancoragem teórica. (Dica: Incluir em sua escrita a percepção de tom jocoso, incredulidade e a supervalorização de uns países em relação a outros).</p><p><b>Critérios:</b></p><p></p><ul style="text-align: left;"><li> O ensaio deve conter no máximo 3 laudas.</li><li>Deve seguir as normas da ABNT NBR 6023 (Referência) e a ABNT 10520 (Citação) - o arquivo para consulta se encontra logo abaixo com os capítulos norteadores.</li><li>Dia 16/08/22: apresentar esboço para que possamos perceber possíveis lacunas, ausências e sanar dúvidas.</li><li>Data final de entrega: 23/08/22 para o e-mail jacquelynequeiroz@gmail.com</li></ul><div><br /></div><div><b>Capítulos norteadores e as normas da ABNT:</b></div><p></p><ul><li><a href="https://sites.google.com/site/metodologiadapes/capitulo/ABNT-NBR-6023-2018-Referencias-Elabo-20181117182615.pdf?attredirects=0&d=1">ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. <b>ABNT NBR 6023:</b> informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.</a></li></ul><ul><li><a href="https://sites.google.com/site/metodologiadapes/capitulo/ABNT-NBR-6023-2018-Referencias-Elabo-20181117182615.pdf?attredirects=0&d=1">ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS</a><a href="https://sites.google.com/site/metodologiadapes/capitulo/NBR%2010520%20-%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20documenta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Cita%C3%A7%C3%B5es%20em%20documentos%20-%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o.pdf?attredirects=0&d=1">. <b>ABNT</b> <b>NBR 10520: i</b>nformação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro:ABNT, 2002.</a></li></ul><ul><li><a href="https://drive.google.com/file/d/1xO_8D4BUy68uma_LZfaKMILjCAXVQnqt/view?usp=sharing">FERREIRA, M. de M.; OLIVEIRA, M. D.(org). <b>Dicionário de Ensino de História. </b>Rio de Janeiro: FGV, 2019.</a></li></ul><ul><li><a href="https://drive.google.com/file/d/1uo20v_DLx0FQYntFlsl3_qJCDTEangJh/view?usp=sharing">Karnal, L. (org). <b>História em sala de aula:</b> conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007.</a></li></ul><ul><li><a href="https://drive.google.com/file/d/1TbL4ZG8JTRfUEdyLcV30YRgtnats43fd/view?usp=sharing">SCHMIDT, M. A. Jorn Rusen e sua contribuição para a didática da História. <b>Intelligere:</b> Revista de História Intelectual, v. 3, n. 2, p. 60-76.</a></li></ul><ul><li><a href="https://drive.google.com/file/d/1SEB8owh-IkTZeugZG0ZvfikVHyiZnBFa/view?usp=sharing">RONCA, A. C. C. O modelo de ensino de David Ausubel. <i>In:</i> PENTEADO. W. M. (org). <b>Psicologia e Ensino.</b> São Paulo: Papelivros, 1980.</a><br /><br /></li></ul>Jacquelyne Qúeirozhttp://www.blogger.com/profile/06871854871822662604noreply@blogger.com0