segunda-feira, 26 de maio de 2014

Diário de Jack: Visita de Cassandra.

          Começamos a estudar o assunto Grécia Antiga na 5ª série (novo 6º ano) do Ensino Fundamental II (Colégio São Jorge/2014). Como estratégia para introduzirmos o novo assunto fui vestida de Cassandra.
          Cassandra é uma personagem que veio diretamente da pólis ateniense (no século V a.C). Ela afirma ser prima da professora Jack, e que, atendendo um pedido seu veio visitar as turmas para conversar um pouco sobre o seu cotidiano em Atenas.

           Cassandra pediu para que os alunos fizessem anotações e prestassem bastante atenção em suas palavras, pois Jack os lembrou que a visita de Cassandra estará presente em sua próxima avaliação. A turma ficou um pouco agitada com a novidade, por conta disso levou-se um certo tempo para que eles se acalmassem  e prestassem atenção na fala de Cassandra...

          Como foi dito que Cassandra era prima de Jack, alguns alunos ficaram na dúvida (que bonitinho) se era a professora Jack que estava vestida de Cassandra naquele momento ou se era a sua prima grega que estava ali. Mas, logo as dúvidas se acabaram e demos muitas risadas.
          A visitante grega explicou a sua indumentária (toga, alpercatas, tecido e cores), falou acerca dos cabelos e da cor dos olhos gregos. Mencionou que as gregas eram vaidosas, já utilizavam maquiagem e se depilavam. E ainda explicou que na atualidade usamos elementos apotropaicos ("afastadores do mal") da antiguidade como o olho grego (tão vendido nas lojas 1,99 da vida).
          Durante a fala de Cassandra, os alunos ficavam ansiosos para fazer perguntas, falar de filmes, desenhos animados e livros que tinham lido sobre a Grécia Antiga. Ouvi de tudo hoje: "Na Grécia tinha moeda? O que os gregos usavam debaixo da roupa? Sua família grega anda de biga? Se você é da Grécia como está falando português? Como se escovava os dentes na Grécia".
          Ao sair da sala, voltei a ser Jack, retirei a roupa de Cassandra. Mas, já na porta da escola alguns alunos me perguntam que dia eles riam ter a visita de Cassandra novamente. Eu respondi que não sabia. Então eles me disseram: "Diga a Cassandra que mandamos um beijo para ela e que adoramos a sua visita". 

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário