domingo, 15 de março de 2015

O mar de Xica da Silva


Ao analisarmos o trecho da telenovela Xica da Silva (1996) podemos perceber algum tipo de mobilidade social durante o ciclo do ouro no período colonial brasileiro? (Responda em seu caderno).

Click na Imagem ou click aqui: https://www.youtube.com/watch?v=p-M-hoMtAl8

27 comentários:

  1. Ela conseguiu navegar por ai gravida ñ sei como.

    Colégio São Jorge dos Ilhéus
    Arthur OlIiveira Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Nossa ela quer mais ESCRAVOS coitados e ela ainda ganha o mar.

    ResponderExcluir
  3. Sim . Mobilidade social é a mudança de uma condição social para outra e Xica da silva passou por uma mobilidade social pois ela era uma escrava negra que foi alforriada pelo seu patrão e posteriormente se casou com ele usufruindo de tudo que cabia a uma nobre.
    Marina Malta
    7 b

    ResponderExcluir
  4. Ela que o poder aumentado, ou seja, ela pensa em um trono bem maior,mais escravos, apesar de que ela não sabe o sofrimento que esses escravos tem e ela só pensa em poder e não em seus sofrimentos e quer um tipo de rosa que ela admira e o homem da nobreza ainda confirma e diz que ele trará nem que seja a força.
    E ainda ela exagerou querendo o mar só para que ela tenha a liberdade de passear nele quando bem entender,por isso o nobre concorda novamente que irá fazer os desejos dela.

    ResponderExcluir
  5. Em minha opinião, Xica esta usufruindo demais de seu poder, ela deseja mais escravos, um trono, e até mesmo o mar. Seu marido por ser da nobreza, e também por ser rico, concede- lhe todos os seus desejos, até mesmo aqueles que parecem ser impossíveis.
    Xica por ter passado por uma mobilidade social ela está visando o seu futuro, com muitos desejos a ela concedidos.
    Júlia Marinho Barreto 7B

    ResponderExcluir
  6. Sim.Pois ela quer sempre mais poder , mais escravos , uma rosa que ela admira muito é um mar só pra ela.Depois de seis meses mostra ela grávida ,cheia de escravos ao seu redor , para atender os seus pedidos 7b

    ResponderExcluir
  7. Podemos perceber a mobilidade social que é identificada com a mudança de classe social constante, no caso de Xica da Silva, ela procura sempre tudo pra ela, sempre coisas melhores do que as outras, e ela quer que seus desejos sejam inquestionáveis, um deles temos o exemplo de que ela quer possuir o mar, para ter liberdade. Mas a mobilidade social está na parte que de escrava, que sofria por seu patrão, se casa com ele, passando de escrava para uma pessoa que queria tudo que um nobre tem direito!
    Julia Brandao
    7 b

    ResponderExcluir
  8. Sim,ela era uma escrava e como se casou com um nobre ela mudou de condição social,o poder de Xica aumentou,tanto que teve seu maior desejo concedido,o desejo de ver o mar,e é isso que é a mobilidade social,quando você sai de uma condição social para outra.
    Marla Marques 7ªB

    ResponderExcluir
  9. ele ganha muito poder e quer mais escravos e o mar e consegue navegar,so pensa nela e não nos outros como no sofrimento dos escravos.

    Thiego 7ª A

    ResponderExcluir
  10. Sim, pois mobilidade social é a mudança de uma classe social para outra situada acima ou abaixo da original, nesse caso acima, e ela era escrava e recebeu a alforria ,que estava mais frequente devido a necessidade ou conveniência de seus senhores, de seu patrão.

    Giulia Ramos de Aguiar 7 série A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: Ela não recebeu a alforria, pois o seu patrão a amava tanto que tinha medo de perde-la

      Excluir
  11. É uma passagem interessante da novela, pois Xica quer apenas ter poder e riqueza, sendo que pede coisas que chegam a ser impossíveis de se carregar, como o mar, apenas para denominá-la sua. Se trata de uma mobilidade social porque ela é negra e isso muda completamente o "regulamento" antigamente.

    Maria Eduarda
    7ªC

    ResponderExcluir
  12. Após deixar de ser escrava e se tornar a senhora deles, passa a usar varias indumentárias que demostram sua classe social como a peruca branca, as roupas e joias. Ela também passa a usar um pó branco no seu rosto para tentar se assimilar com os nobres brancos, andar sempre sobre um tapete e ser carregada por escravos em um trono tambem é uma forma de demostar seu poder, (apesar de ser um grande exagero da parte dela). Neste caso a mobilidade social esta no fato de Xica da Silva sair da classe dos escravos e adentrar na classe dos nobres o que era muito incomum no período colonial.

    ResponderExcluir
  13. Sim , pois ela era uma escrava e se casou com o coronel e ficou rica , mais não tinha a carta de alforria que a libertaria. O coronel dava lhe tudo o que queria inclusive o mar e muitos escravos .

    Ana Carolina 7ªB

    ResponderExcluir
  14. Xica da silva passou de escrava para senhora de posse de muitos escravos, ao ter poder queria escravos e mais escravos e sua vida luxuosa nao bastava, sua ambição por poder por mais riquesa e por mais luxo nao acabava. Sua atitude era a mesma de um nobre branco com os escarvos mesmo sabendo do sofrimento dessas pessoas escrevizadas. Mostrava sua riquesa atraves de itens luxuosos como roupas,joias,acessorios,sevos,escravos. Sua ambição era tão grande que sua vontade era de ter o mar. Sua ambição era tanta para uma vida perfeita e luxuosa que faria qualquer coisas para te-la ate matar uma pessoas. O que passara antes dessa vida rica e luxuosa(ostentando\o/huhuh) nao lhe importava,como se nunca tivesse tido uma vida escrava e de miseria. marla resende 7° B

    ResponderExcluir
  15. Sim. Naquela época, a mobilidade social era possível, porém existiam diversos fatores que o dificultavam, como por exemplo: os impostos, a falta de controle sobre o dinheiro, entre outros. Houve uma época em que isso não poderia acontecer, mas com o ciclo do ouro tornou-se possível, já que o fato de acumular riquezas passou a ser um fator contribuinte para a formação do seu status. E foi o que aconteceu com Xica da Silva, ao casar-se com um homem rico, deixou de ser escrava e passou a ter tudo o que queria.

    Isabela 7ªA

    ResponderExcluir
  16. Podemos perceber a mobilidade social aponta na novela Xica da Silva, no ponto em que sua condição passa de escrava para nobre. Após se envolver com o Contratador ela ganha a sua liberdade e se casa com ele. O mesmo faz de tudo para agradar a sua esposa, satisfazendo todos os seus pedidos dos mais simples aos mais absurdos como o desejo de obter o mar.
    Mesmo tendo sido uma escrava, Xica não demonstra compaixão com aqueles que um dia foram seus iguais, desejando para si escravos que obedecessem a sua vontade e ambicionando cada vez mais poder.

    Aluno: Bruno Aprígio 7ª A

    ResponderExcluir
  17. Adorei o video pois o patrão se apaixona por sua escrava ( Xica ) logo no começo ele pergunta o que ela quer ,ele pede muitos escravos e tambem o sonho que ela tinha em conhecer o mar . Então ele manda seus escravos construir um barco e fazer o mar . Apos ele ter construido o mar ela vai conheçer mesmo gravida . Como ela nao era branca ela passa muito po de arroz no rosto mais so no rosto o corpo fica como era . Os escravos fazem tudo o que ela queria , e se eles contase alguma coisa o que acontecia na casa ela os castigavam como : custurar a boca... E ela nao pisava no chao tinha dois homens que colocava no chao para ela pisar tapetes . Um dia Xica convidou uma das sua inimigas para ir na sua casa entao ela manda matar um dos seus escravos e prepara a feijoada com ele . Bjs Maite 7B-8ano

    ResponderExcluir
  18. sim , pois Xica Da Silva abriu caminhos para que outros escravos pudessem aspirar o mesmo destino que ela

    Giulia Lins 7ª A .

    ResponderExcluir
  19. sim , pois Xica Da Silva abriu caminhos para que outros escravos pudessem aspirar o mesmo destino que ela

    Giulia Lins 7ª A .

    ResponderExcluir
  20. Sim, pois Xica da Silva mudou de classe social, ela saiu da classe de escrava para a de senhora de escravos. Casou-se com um nobre e exigiu o mar e rosas em troca de um filho.

    Anna Caroline Possidônio Moura 7B

    ResponderExcluir
  21. sim, pois de escrava ela virou uma senhora de escravos

    Eduardo Ruiz Rubio 7ªA

    ResponderExcluir
  22. Sim,pois ela deixou de ser escrava e tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira.
    Beatriz Gomes Guimarães 7ªB

    ResponderExcluir
  23. Sim,pois podemos perceber que há ascensão social.Xica da Silva negra e provavelmente filha de escravos, tivera mudado de classe social após se casar com o contratador. Matheus Lima 7A

    ResponderExcluir
  24. Ainda existe o mar de xica da SILVA?

    ResponderExcluir