domingo, 15 de março de 2015

Diário de Jack: A chinesa Mei e o estranhamento cultural.

           Acho que vai virar tradição me vestir com elementos de outra cultura para dar início ao assunto estranhamento cultural no 1º ano do Ensino Médio (Colégio São Jorge dos Ilhéus). Em 2015 resolvi me vestir de chinesa. Não temi como no ano passado os alunos não me estranharem, pois termos em nossa cidade contato com orientais através do comércio. Ou seja, o que eu vesti poderia ser facilmente adquirido por qualquer um em algumas lojas de Ilhéus.
            O estranhamento cultural ocorreria através surpresa, pois estaria vestida de chinesa (sem aviso prévio) e entraria em sala de aula como se nada estivesse acontecendo. Foi fácil me caracterizar: Uma peruca, um qipao (vestido vermelho tradicional chinês), um guarda sol, sapatilhas pretas e leque.
            Acredito que atingi meu objetivo, pois a primeira carinha que os alunos fizeram ao me verem na porta da sala foi de estranhamento. Claro que segundo depois vieram a euforia, as risadas e a curiosidade.
Mei e os alunos do 1º ano A/2015.

Mei e os alunos do 1ª ano B/2015.

Expliquei a turma que me chamava Mei e que tinha vindo diretamente da China para falar um pouco da cultura de meu pais. O momento foi um misto de atenção, risadas (de novo), perguntas e anotações. Nesse clima pude então com facilidade relacionar o comportamento da turma ao estranhamento cultural sempre presente em nosso cotidiano.


Um comentário: