segunda-feira, 20 de junho de 2016

0,50 Centavos de Grécia Antiga: As leggings divinas

Por Jacquelyne Queiroz

          Vanessa Santos da Cruz, aluna do curso de graduação em História da UNEB (Campus XVIII/Eunápolis – BA) nos enviou a foto de uma revista da Avon com modelos vestindo leggings e pediu para olhar os nomes dados as peças. Quando olhei com bastante atenção pensei: Nossa, até na revista da Avon podemos ter 0,50 Centavos da Grécia Antiga!

Fonte: Acervo Pessoal.

          O fato das deusas Afrodite, Hera e Atena (Atenas é a cidade, acredito que aqui a intenção da Avon foi evocar a deusa) juntas nomearem leggings me fez lembrar de um dos motivos que ocasionaram a guerra de Tróia: O pomo da discórdia.
           Segundo Stephanides (2011, p.21) foi na cerimônia de casamento de Peleu e Tétis que tudo começou. Pois todos os deuses foram convidados para a festa de celebração das bodas com exceção de Éris (deusa da discórdia). Zeus tomou essa decisão porque gostaria que a festa acontecesse sem maiores conflitos e desentendimentos.
          Éris aborrecida por não ser convidada fez o que sabe melhor fazer: criou a discórdia entre alguns convidados. E assim no final da comemoração quando já estavam as deusas Hera, Atena e Afrodite conversando amigavelmente, Éris lançou entre elas um pomo (pode ter sido uma maça ou uma pêra, os escritos antigos em geral não especificam) de ouro com a inscrição “para a mais bela”.
     Imediatamente as deusas iniciaram uma discussão, pois cada uma reivindicava o pomo de ouro para si. Na tentativa de resolver a querela, levaram o pomo para  que Zeus decidisse. Vernant (2001, p. 85) nos conta que Zeus se esquivou em eleger a mais bela por temer ser acusado de imparcialidade, porque ele teria que escolher entre a esposa Hera, a estimada filha Atena e a irmã Afrodite.
           Então Zeus pediu que Hermes levasse as três imortais junto com o pomo de ouro para o monte Ida onde estava Páris, com o intuito dele decidir quem era a deusa mais bela. Páris ficou em uma situação muito difícil, pois as três deusas eram muito bonitas. Ele ficou desnorteado e indeciso. Para força-lo a decidir as três começaram a oferecer dádivas que somente cada uma delas poderia conceder.
            Atena diz a Páris que se for escolhida ele sempre terá vitória nas guerras e muita sabedoria. Hera diz que a realeza em domínios na Ásia pertencerá a ele caso lhe seja entregue o pomo. E Afrodite prometeu que, se fosse eleita, tornaria Helena a sua amante e esposa (VERNANT, 2001, p. 89).
           Páris escolhe Afrodite entre as três deusas do Olimpo (Ilíada, XXIV, 26-31) e lhe entrega o pomo de ouro tão desejado. Porém, vamos lembrar aqui de um pequeno detalhe: Helena já era casada com Menelau. Mas isso não foi empecilho para que Helena ao avistar Páris se apaixonasse e seguisse com ele para Tróia (STEPHANIDES, 2011, p. 33). A formosura de Helena fez Páris tomar uma decisão que provocou uma guerra entre gregos durante dez anos. Por isso, muitos dizem que a beleza de Helena causou a desgraça para os gregos (Eur.,Helena, v. 22-30).
A questão que nos incomoda aqui é a seguinte: Por que nomear três leggings com o nome das deusas que disputaram o pomo da discórdia? As três leggings tem estampas florais, são confeccionadas provavelmente do mesmo tecido e ficam bem justas ao corpo. Será então que a Avon colocou esses nomes nas leggings para quem comprar se sentir a mais bela? Eu, sinceramente,  não cairia no erro de escolher uma peça, compraria as três e assim quem sabe evitar alguma guerra por aqui.

Referências:
EURÍPEDES. Helena. Tradução e notas José Ribeiro Ferreira. Porto Alegre: Movimento, 2009.
HOMERO. Ilíada (versão bilíngue). v. 2. Tradução Haroldo de Campos. São Paulo: Arx, 2002.
STEPHANIDES, Menalaos. Ilíada: A Guerra de Tróia. São Paulo: Odysseus, 2011.
VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses e os homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

4 comentários:

  1. Incrível sua interpretação e o comentário final! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom kkkkkk, homem não aguenta o poder da sedução hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Muito bom kkkkkk, homem não aguenta o poder da sedução hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Pelos deuses é "muitcha leitura" kkkkkkkkkk
    que legal, historicizando o cotidiano e a Avon ainda ganha um merchandising histórico e criativo desse.
    Amo a Avon <3

    ResponderExcluir