segunda-feira, 24 de março de 2014

Múmias do Egito

Assista o vídeo abaixo e faça um resumo descrevendo como ocorria o processo de mumificação no Egito Antigo (você pode responder no blog ou em seu caderno).
Para assistir click na imagem ou click AQUI.

12 comentários:

  1. Quando faraó morria, seu corpo era levado de balsa pelo Nilo até a tenda do embalsamador. No alto da colina começava a mumificação, durante a cerimonia, versos sagrados eram ditos para ajudar a viagem do falecido ate outro mundo, acompanhados por um sacerdote que usava uma máscara de Anúbis, o Deus da mumificação, os embalsamadores iniciavam o processo. Eles colocavam uma ferramenta no nariz do falecido, e martelavam abrindo uma passagem pelo crânio, para retirar o cérebro pelo nariz. Depois o sacerdote traçava uma linha no abdômen para mostrar onde os orgãos internos estavam encontrados, para serem removidos ao longo do apodrecimento. Um cortador fazia um corte sobre a barriga, e em seguida era apedrejado, por ter violado um corpo humano. O corpo era coberto de Natrão, sais desidratados por 35 dias, finalmente ele era enrolado em puro linho branco. Dentro deles, amuletos mágicos protegem a múmia (falecido). Outros rituais são feitos e ele é colocado no esquife.
    Aluna Giullia Coelho Redenção 5ª série A CSJI

    ResponderExcluir
  2. Fala Sobre Como os egípicios eram Mumificados O Ritual

    Aluno:Madhava G.S Cotti Machado 5°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena:

      Você escreveu tão pouquinho... o vídeo tem tanta coisa legal sobre a mumificação no Egito Antigo.

      Jack

      Excluir
    2. No alto de uma colina começava a mumificação, durante o ritual (cerimônia), versos sagrados eram ditos para ajudar a viagem do falecido até outro mundo. Acompanhados por um sacerdote mascarado, usava uma máscara de chacal de (anúbis). O deus da mumificação e os embalsamadores, iniciavam o processo. Eles inseriam uma ferramenta na cavidade nasal do morto, eles martelavam dando origem a uma passagem pelo crânio, para removerem o cérebro pelo nariz. Depois o sacerdote riscava uma linha no abdômen para mostrar onde os orgãos internos a fonte do apodrecimento seriam removidos. Um segundo homem chamado cortador fazia uma insisão com uma pedra enfia fiada sobre a marca.O ritual exigia que o cortador fosse apedrejado, por ter violado o corpo humano. O corpo do falecido era coberto de natrão,sais desidratados durante 35 dias, até que ele enrolado em puro linho branco. Dentro das múmias e era constituído por amuletos mágicos que protegem a múmia, outros rituais são utilizados (feitos)e finalmente colocado no esquife

      Excluir
    3. no alto da colina começava a mumificação.e quando um morria os egipicios tiravam os orgãos principais como:rins,o pulmão,o figado e outros dois,o coração eles não tiravam pois achavam que o homem pensava com ele,não com o cerebro.O corpo era coberto de natrão e coberto por linho branco e a tumba era feita de amuletos mágicos que protegia a múmia Aluno:Guilherme Andrade Dos Santos.


      Excluir
  3. O Video mostra sobre como os egipícios eram Mumificados No Ritual e Como faziam Para fazer esse Processamento todo

    ResponderExcluir
  4. era feita uma cerimonia, versos sagrados eram ditos para ajudar a viagem do falecido ate outro mundo,eles faziam o ritual em nome de Anúbis, o Deus da mumificação.Um cortador fazia um corte sobre a barriga, e em seguida era apedrejado, por ter violado um corpo humano.Outros rituais são feitos e ele é colocado no esquife.
    Anna Beatriz Carilo de Souza 5° B

    ResponderExcluir
  5. o farao era levado ao rio nilo para se balsamado e um turista curioso foi verificar como era a mumificaçao e que durante a cerimonia eles catavan versos sagrados para ajudar a viajem do faleciado ate o outro mundo acompanados por um sacerdote que usava uma mascara de chaqual e dps o homem era enrolado por um neçocio branco tal eu nao sie o nome
    e coberto por amuletos para o proteger mais nao se saber de vdd se era isso que acontecia

    ResponderExcluir
  6. Quando um faraó morria, seu corpo era levado até a tenda do embalsamador. Lá começava a mumificação. Ninguém sabia o que acontecia por lá. Mas a 25 séculos, Heródoto, um turista grego, anotou o que seriam os passos da mumificação. Versos sagrados eram falados para ajudar o morto na viagem para o outro mundo. Os embalsamadores enfiavam ferramentas nas vias nasais e martelavam, abrindo um buraco para retirar o cérebro, pelo nariz. Depois desenhavam uma linha no abdômen, para marcar o lugar de retirar os órgãos internos. O corte era feito por uma pessoa chamada cortador, que depois era apedrejado por violar um corpo humano. Em seguida, o corpo era coberto de Natrão, sais desidratados, por 35 dias. Depois o corpo era envolvido em curtume branco, com amuletos mágicos. Então, o faraó era colocado no caixão e a tampa selada.

    Aluno Sol Luan B. B. de O. Santana - 5ª B

    ResponderExcluir
  7. As pirâmides e as tumbas daquela época eram a construções mais importantes e antigas do Egito Antigo e ,milhares de pessoas o construíam. Mas apenas construíam as mesmas pra proteção contra o Faraó.
    O Faraó, quando morria, seu corpo era transportado de balsa pelo rio Nilo até a tenda do embalsamador. E no alto de uma colina da pirâmide, era iniciado o processo de mumificação. E nunca se sabia exatamente o que se acontecia lá.
    Mas, aos 25 séculos atrás, um turista grego chamado Heródoto, bisbilhotou e pela primeira vez anotou a sua opinião sobre os passos básicos da mumificação. Já onde se sabe, durante a cerimonia, versos sagrados eram falados para ajudar o faraó falecido a ir para o outro mundo.
    A cada cerimonia era acompanhado de um sacerdote, que usava uma máscara de um Chacal de Anúbis, que por sua vez era o Deus da Mumificação, os embalsamadores usavam ferramentas nas vias nasais, martelando o crânio para abrir passagem em possibilidade de retirar o cérebro pelo canais nasais.
    E o sacerdote, em seguida, riscava uma linha sobre o abdômen para marcar os órgãos internos, segundo eles a fonte do apodrecimento. Um segundo homem, conhecido como cortador, cortava o abdômen e em seguida era apedrejado por ter violado um corpo humano, segundo seus rituais.
    O corpo, logo depois, era coberto por sais desidratados por 30 dias chamados de Natrão. E assim, o corpo humano era encoberto por um linho branco, e dentro destes panos eram enrolados amuletos mágicos que protegiam a múmia. E assim o faraó era encaixado no sarcófago e pronto para sua eternidade e viagem para o outro mundo!


    Valentina Leante, aluna da 5° série B do C.S.J.I.

    ResponderExcluir
  8. Quando o Faraó morria era feito o trabalho de mumificação. Eles martelavam o cérebro até ficar líquido e sair pelo nariz, depois faziam um corte no lado esquerdo da barriga para retirada dos órgãos internos, em seguida colocavam um substância para sugar a água do corpo e enfaixavam o corpo inteiro. Por último construiam uma pirâmide de pedra e o colocavam dentro, junto com os seus pertences.

    ResponderExcluir
  9. O cadáver era aberto na região do abdômen e retirava-se as víceras (fígado, coração, rins, intestinos, estômago, etc. O coração e outros órgãos eram colocados em recipientes a parte. O cérebro também era extraído. Para tanto, aplicava-se uma espécie de ácido pelas narinas, esperando o cérebro derreter. Após o derretimento, retirava-se pelos mesmos orifícios os pedaços de cérebro com uma espátula de metal. O corpo era colocado em um recipiente com natrão (espécie de sal) para desidratar e também matar bactérias.

    ResponderExcluir