segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ética

Observe o diálogo da cena da novela Amor à Vida (2013) e responda as questões no blog ou em seu caderno:
1) Podemos observar a atitude do médico que negou atendimento a paciente do ponto de vista da: anomia, heteronomia ou autonomia? Por que?
2) A atitude do médico em questão foi ética? Por que?
Click na imagem ou click aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ojzI3uLPv5c


11 comentários:

  1. 1) o médico negou o atendimento do ponto de vista da autonomia pois ele agiu de acordo com a sua opinião,ou seja, com o que acreditava ser o certo.
    2)Sua atitude foi anti-ética de acordo com as regras da medicina, uma vez que o médico antes de assumir a profissão faz um juramento que o obriga a atender qualquer pessoa independente da raça , classe social, religião, etc... pois, todos somos humanos.
    Turma: 2ºB

    ResponderExcluir
  2. Anomia.
    Foi ética pois no pensamento religioso dele ele não poderia ajudar uma mulher que cometeu pecado. Então a ação seria contra sua etinia.

    Bruno César, 2B

    ResponderExcluir
  3. A) ele agiu de forma Anomia, ele foi de acordo com as regras e habito da sua religião "que nao aceita aborto de mulheres ", entao ele já mas ajudaria uma pecadora, a incapacidade do médico devia seus fins culturais

    B)devido ao ponto de vista do médico esta certo, pois é um erro tirar a vida de uma criança por algo desagradável em sua vida, Independente de qualquer religião, agora de ponto de vista social o dever do médico seria salvar a vida da moça independente se ela fez a escolha certa ou errada. Pois foi antiético da parte dele.
    Turma: 2 B

    ResponderExcluir
  4. 1- Autonomia, pois ele não quis atender a paciente por conta própria segundo o médico ela estava quebrando 'regras divinas' abortando.
    2-Do ponto de vista social não foi ético, pois ao cursar medicina ele fez um voto de atender todos os pacientes independentemente de sua conduta

    2°B

    ResponderExcluir
  5. A) O médico agiu do ponto de vista da anomia, indo de acordo com as determinações da sua igreja. Em função disso, não pode atender a paciente, cujo caso ia contra as ideias da sua religião.

    B) Acredito que a postura adotada pelo médico não foi ética, afinal ele não conhecia e nem sabia o porquê dela ter provocado aborto. Logo, como tratava-se de vida ou morte, não custava nada ele atender a paciente.

    Alexandre Reis 2B

    ResponderExcluir
  6. A) Ele agiu com o seu ponto de vista de anomia,que estava seguindo sua religião.Mais fez errado pois estava indo contra a seu juramento realizado no seu curso de medicina.

    B)Não foi etico segundo sua profisão por questoes do seu juramento e do seu objetivo(salvar vidas).Mais seguindo sua religião foi coreto pois a mulher tentou conta a vida do proximo, e ele não poderia salvala.

    aluno:daniel vinicius
    turma: 2B

    ResponderExcluir
  7. O médico no momento que nega o atendimento ele age de acordo com a Heteronomia, já que ele seguiu sua religião sendo assim o médico se encontrava sujeito à vontade de um coletivo.
    A atitude do médico foi anti-ética , pois a partir do momento que ele cursa medicina e realiza o juramento de hipócratestado, o qual o médico promete atender igualmente todos seres humanos.
    2b

    ResponderExcluir
  8. O ponto de vista do médico, que negou dar assistência a uma paciente que provocou um abordo, é autonomia. O médico tem a consciência de que existe a lei na sociedade dos médicos e tem consciência de que existe a Declaração dos Direitos Humanos - todos os seres humanos devem ser tratados sem distinção e todos os seus direitos civis, sociais e econômicos devem estar assegurados -, porém o médico resolve ir de encontro a isto e ir ao encontro da lei que considera como certa e justa.
    A posição do médico, naquela sociedade é antiética, pois o indivíduo deve avaliar o "bem comum", visando analisar e concordar em atender com as questões ligadas a direito da cidadania. Entretanto, se fosse na cultura judaica, seria vista como ética, já que os valores e virtudes nesta cultura, abomina ajudar alguém que tentou com a sua própria vida e juntamente com a vida de um bebê.

    3º Ano, Ensino Médio

    ResponderExcluir
  9. 1) A atitude do médico ao se negar a atender a mulher se encaixa no conceito de Autonomia,pois ele pensou de maneira crítica e usou a razão para justificar sua atitude,fazendo uso também de regras de sua religião.

    2)A questão da presença ou não de ética na atitude do médico é relativa,pois do ponto de vista da ética religiosa ele estaria sendo justo ao negar atendimento a alguém que atentou contra a vida de outra pessoa,porém do ponto de vista da ética social ele estaria sendo injusto pois o lei o obriga a tratar todos igualmente,o obrigando a atendê-la independente de seus atos.

    2º A

    ResponderExcluir
  10. 1) A atitude do médico em não atender a mulher se trata de autonomia, porque por mais que ele saiba que existe a lei dos direitos humanos que diz que todos têm que ser tratados igualmente sem distinção em relação aos seus direitos civis ele acabou agindo de acordo com as regras da sua religião e do que é certo ou errado na sua opinião.

    2) A atitude foi antiética do ponto de vista das regras da medicina pelo fato de que ele deveria atender qualquer um independente da sua classe social, raça, religião, etc. Portanto em relação a sua religião ele agiu corretamente que diz que não se deve ajudar aquele que fez um ato pecaminoso que seria atentar contra a vida de outra pessoa, ainda mais se tratando de um bebê.

    ResponderExcluir