domingo, 4 de junho de 2023

Direitos Humanos e cidadania

Olá Jacquemores do 3ª ano do IFBA/2023:

Após assistir o vídeo abaixo responda os seguintes questionamentos em caderno:


1 - Quais são os extremos sociais presentes em Brasília?
2 - Esses extremos sociais podem ser encontrados ma cidade em que você vive? Justifique a sua resposta.

19 comentários:

  1. 1. As pessoas que são tratadas como lixo, como se não fosse um ser humano igual ao outra.
    2. Sim, pois aqui temos o lixão de Itariri e as pessoas de la não são tradadas com igualdade só porque moram no lixo ou próximas. Isso não significa que essas pessoas não são gente igual a nós.

    ResponderExcluir
  2. Jacq, estava agora me arrumando para sair, quando escutei apenas uma parte do jornal que dizia que os professores estavam em greve, aí me surgiu uma dúvida: será que não está sendo violado, nesse momento, dois Direitos Humanos? Primeiro aos alunos, pois com base aquela declaração que você nos entregou, no artigo 26 diz que toda pessoa tem direito a uma educação de qualidade, então pensei que se eles estão sem aulas, eles não estão tendo acesso a educação. E segundo aos professores, pois no artigo 23 diz que toda pessoa tem direito a um salário justo, e como eles estão reivindicando e todos nós podemos observar, os professores não possuem um salário justo, um salário que "recompense" a qualificação que possuem. E aí, estão sendo violados esses Direitos Humanos?

    ResponderExcluir
  3. Os extremos sociais podem ser encontrados em qualquer local até mesmo aqui em Ilhéus, por exemplo os extremos sociais de brasília são :
    *Estrutural
    *barrachão ( foi o que eu entendi )
    É uma situação feia essa da extrema pobreza, o Brasil tem que melhorar isso, afinal para que elegemos representantes?

    Maria Eduarda Pereira Furtado
    6ªA

    ResponderExcluir
  4. as pessoas que trabalham como catadoras de lixo são tratadas como se não fossem humanos e os direitos humanos não são respeitados como a moradia,a educação e vários outros,e aqui também tem o lixão de itariri e as pessoas de lá também são tratados como desiguais
    Beatriz de Figueirêdo Dornelas 6ªC

    ResponderExcluir
  5. As condições que as pessoas que trabalham como catadores alem de ter uma renda percapta baixa não tem direito a uma boa moradia, a um bom estudo e acredito que já deveriam ter feito algo com essas pessoas.
    Possivelmente poderiamos encontrar esse tipo de condição aqui.Porque as pessoas que trabalham lá também não são tratadas como deveriam pelo governo e pela sociedade.
    Luiz fernando 6ºA

    ResponderExcluir
  6. 1-Os extremos são as pessoas que estão em uma extrema pobreza e uma péssima condição de vida, e essas pessoas estão sendo tratadas como lixo,estão sendo tratadas com desigualdade e ñ estão tendo seus direitos humanos.
    2-Sim.Porque temos um lixão aqui em Itariri e existem várias pessoas que sobrevivem disso,e tem condições precárias e tbm são tratadas com desigualdade como se não fossem nada.

    Marla Marques 6ªC

    ResponderExcluir
  7. Os extremos sociais nao são so em Brasilia são uma infeliz realidade do Brasil que a muito tempo ja era para ser mudada mas por causa do olho grande maior que o bolso tem, a ganancia, a corrupção ,atrasou de mais se nao fosse isso o brasil seria um país VERDADEIRAMENTE desenvolvido.

    *falte estrutura das moradias

    *empregos que gerem renda fixa para sustento adequado dos indivíduos

    *Educação!!! POIS É SE EDUCANDO AGORA QUE OS RESULTADOS SERÃO MOSTRADOS MAIS A FRENTE COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS QUE MUDARÃO A QUALIDADE SOCIAL NO BRASIL SEJA QUAL FOR SUA COLABORAÇÃO

    *saúde para a qualidade do serviço que voce realiza.(uma coisa leva a outra)


    ''ACORDA PRA REALIDADE BRASIL NAO FIQUE SO NA ESPECTATIVA''


    Importante que educando os jovens agora mais na frentea criminalidade e o trafico sera menor pois teram conhecimento.

    De:(sua vizinha que nao se incomoda com musicas de crianças porque ela é compreensiva)Marla Resende 6ªB

    ResponderExcluir
  8. 1º->O fato de a região da estrutural em Brasília era um projeto do governo, que com a falta de manejo não foi possível ser concluída e acabou se tornando uma ocupação por parte das pessoas que vivem na extrema pobreza e muitos dos quais vivem do bolsa família e do lixão vizinho ao "bairro" estrutural, que esta sendo citado como um caso de falta dos Direitos Humanos.Muitas das vezes sempre existe um político que quer fazer algo a mais a essas famílias mas que é barrado pela burocracia que necessita da aprovação do Senado.
    2º->Acerca de Ilhéus como já foi dito acima existe o Lixão do Itariri, só que além disso existe muitas áreas que vivem na mesma situação como os morros, e regiões carentes que eu posso citar o Alto do vilela que é considerado uma das partes mais carentes da cidade. E só para lembrar o discurso de Lula a data está 2018

    Lafaiete Campos 6ªB

    ResponderExcluir
  9. Ilheus tbm possui extremo social o de brasilia é:
    1ºAs pessoas sao tratadas como se nao fossem nada!
    sendo que brasília é um estado que possui renda maior que alguns países na Europa e continua com gente tao pobre assim que vive sem uma água encanada sem eletricidade absurdo.

    Até aki em ilheus possui extremo social como o lixão do Itarirí onde tem pessoas muito pobres sem saneamento básico e eletricidade que são recursos básicos para o cidadão

    Thiego Wenderson

    6ªB

    ResponderExcluir
  10. Existem extremos em todos os lugares até mesmo em cidades ricas do Brasil, como Brasília.As pessoa retratadas no vídeo não tem acesso aos direitos humanos, como saneamento básico,energia elétrica,esgoto,moradia e etc. Alem disso elas são tratadas como animais sem respeito e dignidade que merecem.Essa situação é horrível e tem que ser mudada imediatamente, um passo essencial que os nossos governantes terão que tomar para que nosso país seja realmente desenvolvido.
    Eliane Leal 6 B

    ResponderExcluir
  11. 1- Os extremos sociais da probeza que não possuem infraestrutura, direitos humanos e serviços básicos: saneamento básico, moradia, empregos. E os extremos sociais da riqueza que são os políticos que ganham bastante e não ajudam a população e algumas pessoas ricas.
    2- Sim, porque aqui em Ilhéus ocorrem esses extremos sociais e podemos ver na questão da moradia: pessoas que moram em condomínios de luxo e pessoas que moram em lixões, como por exemplo: o lixão de Itariri.

    Isabela Madureira Argolo 6ª B

    ResponderExcluir
  12. as mulheres do video, que trabalham como catadoras de latinhas ,não são tratadas com humildade,e são consideradas para as outras pessoas como uma pessoa qualquer que não tem valor.A mulher catadora,não era respeitada pelas pessoas que jogavam os lixos na rua e ficavam de brincadeira com ela, essas pessoas não pensam que a mulher, que estar recolhendo o lixo são cidadãos e não dão o maior respeito para elas.2,Sim, podem ser encontras nas ruas com suas humildes casas de papelão,ou nem em casas, podem ser encontradas, como mendigos que não tem abrigo para morar que dormem nos passeios de lojas , etc. Isso tem sim em Ilhéus, que qualquer pessoa possa ver em ruas
    Pedro Foeppel 6A

    ResponderExcluir
  13. Os extremos sociais presentes em Brasília são a falta de infraestrutura ,falta de escolas,postos de saúde,creches(existe apenas uma),etc.
    Aqui em Ilhéus também podem ser encontrados esses fatores de extrema pobreza,pois na maioria das vezes o governo não se importa muito com os pobres, eles só querem enriquecer e não levam a sério os direitos humanos.
    Larissa Sá
    6ªB

    ResponderExcluir
  14. Os extremos são a falta de infraestrutura pobreza falta educação de qualidade etc.

    aqui em ilheus podemos achar também caso de extrema pobreza a educação n é boad e o gorveno não quer saber do direitos humanos

    Gabriel Sampaio 6ªB

    ResponderExcluir
  15. Hoje as pessoas não tem mais direitos iguais. Acho que é possível encontrar essa situação em todo lugar, ás vezes mais precárias ou mais razoáveis, e a ausência de infraestrutura piora muito mais as coisas.
    Júlia Marinho Barreto 6aC

    ResponderExcluir
  16. Para quem quiser saber mais sobre os direitos humanos:http://documento.ifnmg.edu.br/action.php?kt_path_info=ktcore.actions.document.view&fDocumentId=1098

    ResponderExcluir