terça-feira, 2 de abril de 2013

Sociologia do crime e da violência


 Após assistir o vídeo responda: A violência é produto da sociedade ou da indole humana (fator genético)?

16 comentários:

  1. Eu fiquei um pouco triste!Pois muitas pessoas que muitas vezes tem família,ou é jovem tem uma vida toda pela frente e de repente morre,e a maioria das vezes é inocente e morre pela culpa de outra pessoa!!Realmente é uma coisa muito ruim isso que está acontecendo no Brasil!!

    Maria Cristina B.Gedeon
    5ªB

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a violência é uma somatória da má indole humana com a má influência da sociedade.
    Nascem pessoas más, e também nascem pessoas boas que se desenvolvem más com a péssima influência a que ficam sujeitos.
    Uma solução para isso talvez fosse uma sociedade sem preconceito, sem discriminação e sem tabus.
    Mas uma pergunta fica:
    Será que não somos nós os agentes dessa discriminação e desse preconceito se afinal nós pertecemos a sociedade como qualquer outro?

    Bruno Couto 2 ano B

    ResponderExcluir
  3. tenho para mim,que a violência é fruto da sociedade na qual existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades,pode-se perceber que a violência vem aumentando cada vez mais,e a sociedade vem ficando cada vez mais preconceituisa,levando as pessoas a cometerem a violência que é uma ação que intencionalmente causa dado ou intimidação moral a outra pessoa.

    ResponderExcluir
  4. O extinto de ser mal vem de berço, mas ganha intensidade ou diminui de que forma o individuo é educado na sociedade.

    ResponderExcluir
  5. A sociedade.

    O homem, como ser racional, em sua essência, SEMPRE busca o bem. Esse bem não é necessariamente o bem individual, pois a capacidade de pensar dá a oportunidade de ponderar, de ser temperante, diante das escolhas e situações. Assim, o homem tende a fazer o justo, não apenas para si mesmo, mas tudo que for possível fazê-lo. Esta é a natureza do homem, de acordo com Aristóteles.

    E, se a natureza do homem está em sempre fazer o bem, não apenas individual, porque há a violência?

    É aí que entra a sociedade. Ela, e sua(s) moral(is) tem ajudado bastante para que os homens, em geral, busquem o bem individual em primeiro lugar, muitas vezes em detrimento do coletivo.
    Em sumo, o homem, como ser racional, possuidor de virtudes natas ou inatas, tende sempre a fazer o bem, e usar a razão para que esse bem não seja restrito somente a ele, mas aos outros, sempre que possível. O que a sociedade tem feito é distorcer essa capacidade de pensar nos outros, fazendo o bem individual parecer o mais importante.

    ResponderExcluir
  6. VIOLÊNCIA = CONSEQUÊNCIA DA SOMATÓRIA DA GENÉTICA HUMANA E OS FATORES SOCIAIS. Mas consequência de que ???
    Da não concretização de proposições governamentais, da hipocrisia social, e a causa da diminuição da taxa educacional.
    Os constantes efeitos da violência, aparecem psicologicamente na população, modificando o comportamento da tal.
    UM ABSURDO !!!
    Esse avanço diário de crimes, barbarizam e atrasam o desenvolvimento do país, uma vez que os recursos do 5% do PIB poderiam ser empregados na melhoras de setores socioeducativos, ambientais(...), mas estão sendo degradados na violência.
    Não divergindo que o homem é o que agride a sua própria ''espécie'', mas o que suscita o agente violento, é a sua condição social, como também suas pessoais ideologias.
    Ao pesquisar sobre criminologia, encontra-se três explicações teóricas para tais comportamentos:
    1. BIOLOGISCISTAS
    2. PSICOLOGISCISTAS
    3. SOCIOLOGIA CRIMINAL
    *Classificando os delinquentes em :
    -> Ocasionais : criminosos em virtude ao meio social ocasionalmente;
    -> Habituais : fazem da delinquência um meio de vida;
    -> Impetuosos: criminosos influenciados pela forte emoção;
    -> Loucos Criminosos: pessoas que cometem crimes por conta de suas patologias.
    Ao conectar a atualidade com posteriores séculos, nota-se o acompanhamento da violência com a conduta humana, tornando assim parte da natureza do homem.
    Como anteriormente aludido, o meio em que o homem vive, leva-o a praticar crimes e frenesis- exaltações violentas.
    Chegando à conclusão de que é necessário que sejam estimulados nas crianças o respeito e a tolerância, para que possa alterar a futura sociedade. AH! Não pose esquecer dos investimentos governamentais que se deve existir, e a mudança de gestões que deve ocorrer nos servidores públicos, pois investimentos apenas não basta. É preciso o cumprimento dos direitos iguais/humanos, para que o homem consiga valorizar-se perante a sociedade e deixar de relevância esse carga negativa que está presente em toda a geração.

    Carol Carrasco 2º A

    ResponderExcluir
  7. A violência é produto da sociedade, a sociedade possui grande influência sobre o homem. Uma criança não tem capacidade de distinguir aquilo que é errado ou certo a se seguir, mas, à medida que cresce e passa a conviver no meio social, se forma como pessoa e adquire seus próprios conceitos.

    ResponderExcluir
  8. Possui uma frase de um filósofo bastante interessante : "O homem nasce bom,a sociedade que o corrompe." refletindo deste ponto percebemos que o homem ao nascer não consegue diferenciar o bom do ruim,o justo do injusto,etc,isso se vem com a convivencia,com os exemplos,apartir dessas características que o homem passa a se formar,portanto seu caracter é construido apartir do meio social ligado a isso a violência é produto da sociedade.

    ResponderExcluir
  9. O individuo já nasce com a índole(boa ou mal),mas os fatores da sociedade em que ele vive e da educação que ele tem(em relação a pai e mãe) são fortes influencias para a violência pq o sujeito pode nascer com uma boa índole mas viver em uma casa corrompida logo ele absorvera o que ver as pessoas que te cercam fazendo. A violência é resultado de um conjunto de sociedade X índole,não basta ter uma boa índole se vives entre mal e é fácil influenciado!
    -->Dandara Soledade 2ºB

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito que o comportamento humano está ligado com a índole de cada indivíduo. A pessoa pode ser criada com as melhores pessoas, com boa renda familiar, possuir boa educação e mesmo assim se tornar uma pessoa violenta. Já existem pessoas que são criadas com baixa renda, moram em favelas e são melhores cidadãos do que aqueles que são criados com melhores condições de vida. A mídia nos expõe constantemente sobre a questão da violência e da agressivadade e isso da mais influencia àquelas pessoas
    que já são propensas por natureza às indelicadezas do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  11. Produto da sociedade, pois acredito que nascemos "puros", sem ideias, opiniões e noções formadas. Vamos adquirindo todas elas ao longo do tempo, ao longo das experiências. Não existe pessoas que já nascem com uma indole ruim. Isso vem surgindo (ou não) com base no que vivemos. Obviamente uma boa educação e formação influencia na indole que a pessoa terá no futuro, mas as vezes não é o suficiente. Muitas vezes as pessoas preferem seguir o caminho errado, o caminho escuro, da marginalidade, violência, drogas, quando poderiam estar estudando ou procurando um emprego, uma ocupação. O mundo também influência no comportamento das pessoas, onde muitos com mente fraca acabam seguindo os passos de outros e se tornando pessoas ruins, pessoas que nunca foram e demonstraram ser. O surgimento da marginalidade se deve a vários fatores, como por exemplo: ignorância (falta de conhecimento), má educação, e o desemprego que na maioria das vezes obriga as pessoas a seguirem caminhos ruins. Esse último exemplo apesar de não justificar, pois nada justifica recorrer a violência, é muito comum hoje no mundo em que vivemos. Emilli Santana 2B

    ResponderExcluir
  12. A violência é uma somatória dessas duas opcções. Pois ninguém nasce com más intenções, o que o torna bom ou mau é a sociedade que o influencia a tomar certas atitudes atavéz da implantação de rótulos. Qualquer um que fuja dos padrões ( sejam eles estéticos ou psicológicos) estabelecidos pela sociedade são rotulados como Indivíduo Desviante, e está sujeito a descriminação, violência (moral ou física)por parte dos Rotuladores, que não aceitam aquele que é diferente. Cabe ao indivíduo puro optar entre ser um Rotulado ou Rotulador, sabendo das consequencias de suas escolhas.

    ResponderExcluir
  13. Faço minhas as palavras de Rousseou " o homem nasce puro, a sociedade que o corrompe". Porém essa sociedade corrompedora aqui dita é , na verdade, o modo como o próprio homem a encara.
    Ao nascermos não temos consciência da nossa religião, da nossa cultura, da nossa sexualidade e assim também ocorrem com o nosso caráter e personalidade, com diferença que esses são construídos dia a dia. o homem que escolhe matar , ou mata por prazer, externaliza agressivamente uma retórica a algum comportamento que ele acha desviante, esse para ele merece ser punido , dai temos a violência nas escolas, nos locais de trabalho, etc, hoje chamada de bullying. Muitas vezes essa punição não é suficiente e para punir é necessário,chegar ao ato extremo, matar. Os índices de violência não variam apenas no sentido de quantificar quantas mortes por milhares de habitantes, mas também em forma e grau, um simples jogar de bolinha de papel em um colega que está usando um óculos, um anel , algo notadamente diferente é uma agressão a esta pessoa e por isso um ato de violência do sujeito que no seu meio , de amizades, social , etc, não é considerado desviante.

    ResponderExcluir
  14. O indivíduo nasce como um ''receptáculo'' vazio e é preenchido com boas ou más intenções de acordo com a sociedade em que vive. Entretanto, é de instinto humano julgar ou criticar tudo aquilo que venha a ser considerado ''diferente'' de suas características , gerando conflitos violentos ou não .

    ResponderExcluir
  15. Violencia ,
    ja nao gosto nem de falar essa palavra , muito grande a taxa de homicidios , e o maior e aqui no nordeste em Maceio , tem varios tipos de homicidios = De mulheres , de negros , ...
    nao nada de Violencia e espero que diminue essa Violencia
    Bianca Castro Correia 5ªA

    ResponderExcluir