terça-feira, 5 de março de 2013

Medicina Sanitarista

Assista o vídeo abaixo e responda: Em que aspectos o enredo da novela LADO A LADO pode ilustrar acerca da política da medicina sanitarista do século XIX e da segregação social das cidades?


21 comentários:

  1. A fala de Constância (Patrícia Pilar)é bem pontual em relação a política sanitarista: "Pobre amontoado só gera doença".

    ResponderExcluir
  2. Destruindo os cortiços, abrindo ruas mais largas, e colocando a população pobre para fora dos perímetros da cidade, no caso o morro.

    ResponderExcluir
  3. O enredo demonstra de que forma ocorreu a reforma sanitarista que retirou a população pobre dos cortiços e os expulsou das cidades dando inicio ao processo de favelização, modernizando ruas e postos. Tal reforma foi baseada na francesa.

    ResponderExcluir
  4. O enredo da novela mostra a forma como ocorreu a expulsão da classe menos favorecida do centro da cidade para os perímetros, sendo necessária a destruição de cortiços. A fala da Constância deixa claro um dos princípios dessa expulsão, acreditava-se que os pobres eram a razão de todos os males da sociedade, que eles carregavam doenças e violência, sendo vistos e considerados como classe perigosa, a partir daí todo tipo de manifestação cultural da parte deles não eram bem vindas também, gerando o preconceito retratado na novela, nessa época o Brasil adotou políticas francesas para higienizar e modernizar o país, criando um tipo de injeção e sem nem saber dos motivos, todos tinham que tomar essa injeção o que gerou uma rejeição da maioria que foi contida através da violência. Os perímetros aos quais se refugiaram os pobres, é conhecido hoje como favela, durante a novela foi mostrado o processo de favelização e já no ultimo capitulo foi mostrado a favela atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, amei a sua resposta, mas preciso saber de que turma vc é?

      Excluir
  5. A medicina sanitarista ocorreu no séc. XIX com o objetivo de desinfetar a sociedade das doenças e problemas socias. Ocorreu primeiramente na França e o Brasil (Rio de Janeiro) 'adotou' isso para expulsar os pobres (eram considerados como classes 'perigosas') dos centros da cidade. Esse processo é conhecido como BOTA ABAIXO, que obrigou aos pobres a se localizarem ao redor dos centros, que hoje denominamos como favelas/periferias.
    A novela Lado a Lado retratou muito bem a segregação social, embora erraram ao fazerem o BOTA ABAIXO: ninguém morreu na novela e houve violência/mortes naquela época.

    ResponderExcluir
  6. A medicina sanitarista foi um processo no qual a população mais favorecida começou a excluir a população menos favorecida através de um processo conhecido como BOTA ABAIXO e isso fez com que essa população começasse a se mudar para os arredores dos centros e assim se criou as chamadas favelas.
    A novela LADO A LADO não mostra exatamente como aconteceu o BOTA ABAIXO: pois nele houve varias mortes e na novela não mostra as mortes que na realidade aconteceram.
    De:Wagner S. Aquino 2ºA

    ResponderExcluir
  7. A novela lado a lado mostra uma parte da nossa história em que na França iniciou a política da medicina sanitarista e o Brasil copiou com o objetivo de limpar a sociedade das doenças e de problemas socias,sendo que os causadores desses transtornos eram os negros e pobres (conhecidos como classes "perigosas"),com isso eles foram obrigados a sairem dos centros para irem as periferias (favelas) . Este fato aumentou e deixou bastante claro a segregação social,deixando bastante claro o lugar de cada pessoa diante da sociedade.

    ResponderExcluir
  8. A novela Lado a Lado ilustrou muito bem como foi a medicina sanitarista , que é a " as atitudes que visam limpar e higienizar a cidade ". Pois no século 19 acreditava´se que todas as doenças e os males surgiam das classes menos favorecidas .Então o Brasil decidiu seguir o exemplo da França e iniciar a segregação entre as classes privilegiadas e as classes menos favorecidas,expulsando estas(classes menos favorecidas) para o perímetro da cidade .

    ResponderExcluir
  9. Na europa (França-Paris) neste período haviam aberto ruas para por sistemas de esgoto, entre outras coisas, organizar as cidades europeias que eram muito fechadas e abarrotadas de pessoas (vindas do campo com a revolução industrial). Por exemplo aonde está a Torre eiffel é aonde começaram as reformas.
    Por fim, o Brasil (sempre influênciado pela Europa) resolveu adotar o mesmo sistema no Rio de Janeiro, mostrado na novela Lado a Lado, mas têm um grande empedimento... Os pobres.
    Estes, nesta época, eram visto como causadores de todos os males: Doenças, roubos, estupros, assassinatos. Viviam em cortiços no centro da cidade.(Onde fariam as reformas)
    Suas casas foram a baixo, migrando para o súburbio onde conhecemos popularmente como favela.

    ResponderExcluir
  10. A novela relatou como foi que ocorreu a medicina sanitarista,que foi um "movimento" que visava a limpar a cidade,pq os ricos e nobres acreditavam que os moradores dos cortiços que geravam as doenças,por falta do saneamento básico,onde doenças se propagavam facilmente.Com isso eles retiraram os moradores dos cortiços e os jogaram em favelas(morros)que eram longe do centro da cidade assim evitando a propagação das doenças.
    -Dandara Soledade - 2ºB

    ResponderExcluir
  11. Ao analisar a propaganda da novela ''Lado a Lado'',é perceptevel que a novela é baseada numa antiga realidade do Brasil sobre a segregação social que vinha desde sua colonização, e divergindo com preoconceitos e justificativas ''modelos'' para o BOTA BAIXO das classes ''perigosas'',assim consideradas como pessoas de classe baixa.
    Justificativas,como citadas pela atrizes Sheron Menezes e Patricia Pillar,baseadas no modelo FRANCÊS,no processo de higienização que foi desenvolvido pela medicina sanitarista que tinha como objetivo ''limpar'' a sociedade das doenças e dos problemas sociais que eram desenvolvidos pela classe ''perigosa''-assim achava o governo e a alta sociedade da época.
    Inicializou-se com a retirada de mortos das igrejas e jogando-os em poços cheio de outros corpos longe da cidade.Logo depois, começou a expulsão dos pobres dos curtiços da cidade, utilizando a violência legitima.
    Com a decepção de ver suas moradias destruidas, e sendo tratados como lixos, a classe pobre decidi ir para os morros que tinha localização alem do perimetro urbano, chamando-os de favelas - nome dado por soldados que lutaram na guerra de canudo e não obtiveram a terra prometida no morro do RJ.
    Com os Dogmas do governo e da alta sociedade imposta tornou-se as cidades e morros como ''homogêneos'' mas segregados, ou seja, nas cidades só pessoas da alta classe e nos morros só pessoas de baixa classe. Com o tempo , essa segregação foi deixada de lado, e aos poucos ocorreu o ingresso de pessoas pobres em todo tipo de lugar. Mas essa conquista foi um pouco demorada , porque esse preconceito existia/existe desde a colonização Portuguesa.


    Ana Carolina G. Carrasco 2ºb

    ResponderExcluir
  12. A novela retrata a medicina sanitarista dos pobres e negros da sociedade. Esse movimeto visa a segregação social que ocorria naquela epoca. os derrubamentos dos cortiços para a discriminação das doenças e pragas . 2ºB

    ResponderExcluir
  13. A novela se passa no século XIX, onde ocorreu a medicina sanitarista, que foi o processo de higienização da cidade, pois acreditava-se que eram as classes menos favorecidas que traziam as doenças que infectavam a sociedade, assim as pessoas eram obrigadas a sairem de suas casas e irem para os perimetros da cidade, mas conhecido como favela. Com isso houve a revolta da vacina, forçando as pessoas a se vacinarem sem explicar o motivo de tamanha violência. -Suzana Alves 2ºA

    ResponderExcluir
  14. Retratou a novela o que ocorreu na chamada medicina sanitarista, esse movimento foi criada com o intuito disseminação de doenças na cidade e separar os ricos dos pobres, pois eles acreditavam qua as pessoas que moravam no cortiço eram causadoras das doenças existentes e por conta também da falta de saneamento onde essas pessoas residiam as doenças se disseminavam mais facilmente.Para combater as doenças eles expulsaram as pessoas dos cortiços e elas foram morat nos morros que se localizavam mais longe da cidade, o que evitou a disseminação dessas doenças.

    Elcy Peter - 2ºB

    ResponderExcluir
  15. A Medicina Sanitarista tinha como objetivo "livrar" a sociedade das doenças e dos problemas sociais.Teve inicio na França
    porém no Brasil se iniciou no Rio de Janeiro. Na novela Lado a Lado é realmente isso que os autores demonstraram, a expulsão
    da classe "menos favorecida", no caso os pobres, dos centros das cidades e transferindo para as áreas que se localizam além
    do perímetro urbano, ou seja, de certo modo distante dos centros das cidades. Essas áreas foram chamadas de favelas
    (devido a planta), e a destruição dos cortiços (habitações coletivas) foi consequência dessas transferências. Foi através
    da Medicina Sanitarista que surgiu também a conhecida "Revolta da Vacina" onde a vacinação passou a ser obrigatória e
    inquestionável, imposta pelo governo afim de afastar as doenças, como por exemplo a varíola. Obviamente quem mais sofreu
    foram os "menos favorecidos" pois por falta de informações não aceitaram tamanha "invasão" e falta de respeito, logo partiram
    para as manifestações criando esse movimento tão conhecido e que foi abordado na novela Lado a Lado. A novela também mostra
    um comportamento querendo ou não preconceituoso que as pessoas tinham com as chamadas "Classes perigosas" estudadas durante
    as aulas de Sociologia. Isso foi demonstrado por parte da personagem Constância (Patrícia Pilar), já que ela considerava
    essas "classes" como pessoas pobres, sujas e que eram bastante vulneráveis a transmitir doenças graves a
    população.

    Emilli Santana 2ºB

    ResponderExcluir
  16. A novela no começo retrata o programa bota baixo quando uma das protagonistas ia se casar, e mostra a reação das pessoas que perderam seus cortiços (Uma espécie de casa comunitária onde vivia várias famílias, os cômodos na maioria das vezes era divido por lençóis) Muitos lutaram na novela, só que não mostraram as mortes que houve durante a demolição (Também não mostra as mortes durante a revolta da vacina) e tiverem que ir morar nas favelas (Região em volta da cidade) já que tiveram que sair dos centros.
    Eles foram expulsos porque (Mesmo não sendo) eram considerados uma raça perigosa, que propagava doenças (negros e pobres), com o total apoio das classes ricas (representado na novela pela baronesa). Essa expulsão fazia parte da medicina sanitarista (Que foi copiado da Reforma Francesa).
    Carolina Farias 2ºB

    ResponderExcluir
  17. Ela nos ajuda a entender o "Bota Abaixo", uma das medidas tomadas durante o que foi chamado de "medicina sanitarista", que ocorreu no século XIX. Instituída por Oswaldo Cruz, entre os ocorridos nesse episódio da história brasileira, estão: a instituição da vacina obrigatória (por meio da força), que resultou na Revolta da Vacina, e o próprio Bota Abaixo.

    O movimento conhecido como "Bota Abaixo" visava a destruição dos cortiços, grandes casas no centro da cidade com condições precárias e que serviam de moradia para centenas de pessoas de classes mais baixas na sociedade. Antigamente, essas classes eram conhecidas como "classes perigosas" com base na ideia de que os pobres causavam todos os males da sociedade, como doenças, crimes, entre outros. Hoje em dia esse termo está em desuso, pois sabe-se que é errado afirmar que todos os males sociais advém das classes menos favorecidas.

    ResponderExcluir
  18. A Medicina Sanitarista foi um movimento feito pelas classes mais altas para expulsar as mais baixas da cidade por serem consideradas "perigosas" pelo fato de terem doenças e etc

    ResponderExcluir
  19. O Enredo da Novela mostra a expulsão da classe menos favorecida do perímetro urbano, sendo necessário a destruição dos cortiços. Com isso, teve a construção de favelas, causando assim uma segregação social levando à preconceitos sobre essas pessoas pelo fato de elas serem a causa de doenças, etc

    ResponderExcluir