segunda-feira, 25 de março de 2013

Estranhamento cultural

Assista o vídeo abaixo e responda: Tomando como ponto de partida a história desse angolano, de que maneira podemos aplicar os conceitos: estranhamento cultural e relativização, ?

11 comentários:

  1. O estranhamento cultural é você se espantar com uma atitude que não faz parte da nossa cultura e considera-la algo errado.
    Relativização é o ato de entender a diversidade cultural existente no mundo atual sem que haja um preconceito sobre o assunto.
    Gabriel Quinto 1° A

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o estranhamento cultural presente no video é que o Angolano possui mais de 40 esposas,oque na nossa sociedade seria estranho e considerado bigamia, mas na cultura deles é normal e o fato de o Angolano só permite que seus filhos tenham apenas uma esposa enquanto ele pode possuir quantas esposas desejar, achei interessante o fatos das esposas se darem bem e procurarem viver em harmonia e ver que entre elas não a uma disputa,oque não acontece na nossa cultura. A cultura dessa região há parâmetros os quais acharíamos " bizarros" se fossem vistos na nossa sociedade.
    Essa cultura eu achei muito interessante, pois possui diversidades que eu ainda não conhecia e uma das partes que eu achei interessante é que o Angolano mora apenas com a primeira esposa mais tem outra casa, lugar onde ele recebes visitas diárias de suas esposas.

    Aluna:Carolina Moreira
    Série: 1º ano do ensino médio
    Turma:A

    ResponderExcluir
  3. O estranhamento cultural se dá ao fato da mudança de comportamento entre duas sociedades.
    No vídeo podemos perceber essa diferença quando descobrimos que o homem tem várias esposas e convive com todas elas, o que não é permitido no nosso país, pelo menos não legalmente.
    Também nos causa estranhamento o fato de ele ter 152 filhos, pois não estamos acostumados com esse tipo de situação. Na verdade, eu achei isso bem errado, simples, filhos custam dinheiro para serem criados e situação financeira dele não é das boas, o que podemos perceber pelo local em que vive. Ele vai pagar escola, comida, roupa e etc pra quase 200 pessoas?. Além de tudo, mais de vinte já morreram, mostrando assim que não só a financeira, mas também a saúde dessas crianças está fragilizada, tá, quantos dali tem condições de vida boa? nenhum. E quantos terão chance de melhorar sua classe social? Um, dois...ou nenhum também.
    Mas é a cultura.
    E com a relativização, devemos respeitar qualquer outra religião e/ou cultura do mundo.
    E por mais que nos não estejamos acostumados com outras formas de se viver, temos de respeita-las, não importa qual seja.

    é isso aí, bj gente
    Carol Fidelman - 1A

    ResponderExcluir
  4. O estranhamento cultural é bastante evidente nesse vídeo,pois ele retrata uma realidade totalmente diferente da cultura a qual é pertenço.O fato do angolano possuir mais de 40 mulheres e todas viverem em harmônia e sem nenhuma disputa por preferência também provoca um grande espanto,pois os hábitos da minha cultura jamais permitiriam isso,porém para a cultura daquela região é totalmente normal esse tipo de atitude e ai se aplica o relativização,pois para eles isso é normal,em quanto para nós isso é um crime.

    Não é porquê algo é diferente para nós que nós devemos jugá-lo como errado,pois tudo tem o seu próprio ponto de vista.

    Beatriz Brito - 1º B

    ResponderExcluir
  5. No vídeo podemos perceber que o estranhamento cultural se dá ao fato da mudança de comportamento entre duas sociedades.essa diferença se da quando descobrimos que o homem tem várias esposas e convive com todas elas, o que não é permitido no nosso país, e também por ele ter 152 filhos, pois nossa cultura não esta acostumada com esse tipo de coisa.

    ALUNO:Gabriel Penna Pandini
    SERIE:1°ANO B
    Colégio São Jorge Dos Ilhéus

    ResponderExcluir
  6. O estranhamento cultural fica bem evidenciado nesse vídeo, pois se trata de um realidade muito diferente da que vivo.Isso se dá pelo fato de que a noção de uma cultura ao chegar a experimentar o estranhamento rompe com os
    modelos tradicionais de organização social e negociação entre os sujeitos actante.É importante destacar também que é espantoso ver que as 40 mulheres vivem em completa harmonia entre si e não ocorre nenhum tipo de disputa por preferência. Conclui-se então que na cultura dele esses hábitos e atitudes são normais,mas para outras sociedades como a nossa isso é considerado um crime.

    Breno Tavares - 1º B

    ResponderExcluir
  7. O estranhamento cultural presente no vídeo se deve ao fato do sultão angolano ter mais de 40 mulheres e todas viverem em paz, o que não e comum na minha cultura.Mas pensando com base na relativização, a cultura dele permite q ele tenha varias mulheres e filhos, representando ate mesmo sua posição de sultão.Dai vem o relativo, oque pra mim é estranho, para o angolano e comum

    Marcelly Cardoso
    1°B

    ResponderExcluir
  8. O estranhamento cultural está explícito logo no título do vídeo é o fato dele ter muitas esposas e vários filhos, e isso é estranho para mim porque esse costume é diferente dos da minha cultura.
    A relativização é que após vê o vídeo e vê como isso é normal para a cultura deles.

    Bruno César- 1ºB

    ResponderExcluir
  9. O estranhamento cultural varia de cada cultura, ou seja, para umas o que é considerado estranho não é para outras e assim por diante... Na relativização deve-se considerar que em um mesmo fato, pode haver diferentes interpretações dependendo de quem as formula.
    O angolano considera as suas atitudes coerentes e não vê problema algum em ter dezenas de filhos e esposas, pois a sua cultura permite, no entanto, para muitas sociedades as suas ações são no mínimo "estranhas" e causam uma certa dúvida até sobre a sua sanidade, pois é "complicado criar um filho, imagine 152".
    Cabe a cada um fazer a sua própria análise da situação, sem qualquer tipo de preconceito ou algo do gênero. É necessário respeitar o que parece ser diferente e ter consciência de que o respeito é a base de tudo, só assim o antropólogo(a) poderá realizar um bom trabalho, abrangendo ao máximo todos os aspectos desejados.

    OBS: DEMOREI MAS ACESSEI KKK!!! BJSS

    Aluno: Uriel Vasconcelos-1ºA

    ResponderExcluir
  10. O sultão tem uma familia com 152 filhos e 43 mulheres sem ter briga entre elas.E além disso o sultão não aceita que seus filhos tem mais de um marido ou mulher.

    Júlia marinho Barreto 6a C

    ResponderExcluir
  11. O sultão tem 152 filhos e mais de 40 esposas , o que é uma surpresa para nossa sociedade, que há um limite necessário para essa quantidade de filhos.Mesmo com essa disputa de esposas e filhos,eles conseguem,vamos se dizer "harmenizar" a situação ali vista.Mesmo que o sultão apresente uma mensagem para os seus filhos de terem mais de uma mulher ou mais de um homem,ele incentiva eles a terem um futuro garantido e bem-sucedido,à terem uma família diciplinada com uma só esposa ou um só homem .

    Janine de Oliveira Santos 6ªB

    ResponderExcluir