sábado, 14 de março de 2015

Diário de Jack: Súditos recebem a visita da rainha Jacquelyne III.

        Acredito que quando falamos em sala de aula do poder dos reis e das rainhas da Europa no século XVII tudo parece muito distante de nossa realidade. Por isso pensei em uma forma dos alunos sentirem um pouco o peso da autoridade divina e inquestionável dos reis. Então resolvi entrar em sala de aula utilizando alguns elementos reais para introduzir o assunto Absolutismo.
            Foi tudo muito simples: utilizei somente uma capa vermelha, uma coroa dourada e uma vassoura. Ao entrar na sala falei que eu me chamava Jacquelyne III do reino da Sala da Sétima Série e que eles (os alunos) eram os meus súditos. Logo em seguida pedi que um aluno levasse o meu material até a mesa, outro aluno segurasse a minha capa real durante a aula e um terceiro aluno que passasse a vassoura no lugar onde eu passaria. Todos ficaram eufóricos e queriam participar da brincadeira.
                               Alunos da 7ª série/8º ano do Colégio São Jorge dos Ilhéus 2015.

                                          Maria Cristina - Varredora real (de mentirinha).

Ainda durante a aula distribui títulos de nobreza e deleguei cargos (escrivão real e apagador de quadros real). Criei “leis malucas” e os meus súditos me obedeceram sem contestação (apesar da quantidade de risos que as leis provocavam). Expliquei sobre a indumentária real e o papel de Luís XIV de ter a iniciativa em associar a sua imagem ao poder, criando elementos do vestuário e comportamentos que facilitassem a sua identificação/distinção enquanto rei.
O feedback foi positivo: alunos curiosos, atentos, animados e cheios de perguntas. Gostei muito da experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário