Assista o vídeo abaixo e responda: Tomando como ponto de partida a história desse angolano, de que maneira podemos aplicar os conceitos: estranhamento cultural e relativização, ?
O estranhamento cultural é você se espantar com uma atitude que não faz parte da nossa cultura e considera-la algo errado. Relativização é o ato de entender a diversidade cultural existente no mundo atual sem que haja um preconceito sobre o assunto. Gabriel Quinto 1° A
Eu acho que o estranhamento cultural presente no video é que o Angolano possui mais de 40 esposas,oque na nossa sociedade seria estranho e considerado bigamia, mas na cultura deles é normal e o fato de o Angolano só permite que seus filhos tenham apenas uma esposa enquanto ele pode possuir quantas esposas desejar, achei interessante o fatos das esposas se darem bem e procurarem viver em harmonia e ver que entre elas não a uma disputa,oque não acontece na nossa cultura. A cultura dessa região há parâmetros os quais acharíamos " bizarros" se fossem vistos na nossa sociedade. Essa cultura eu achei muito interessante, pois possui diversidades que eu ainda não conhecia e uma das partes que eu achei interessante é que o Angolano mora apenas com a primeira esposa mais tem outra casa, lugar onde ele recebes visitas diárias de suas esposas.
Aluna:Carolina Moreira Série: 1º ano do ensino médio Turma:A
O estranhamento cultural se dá ao fato da mudança de comportamento entre duas sociedades. No vídeo podemos perceber essa diferença quando descobrimos que o homem tem várias esposas e convive com todas elas, o que não é permitido no nosso país, pelo menos não legalmente. Também nos causa estranhamento o fato de ele ter 152 filhos, pois não estamos acostumados com esse tipo de situação. Na verdade, eu achei isso bem errado, simples, filhos custam dinheiro para serem criados e situação financeira dele não é das boas, o que podemos perceber pelo local em que vive. Ele vai pagar escola, comida, roupa e etc pra quase 200 pessoas?. Além de tudo, mais de vinte já morreram, mostrando assim que não só a financeira, mas também a saúde dessas crianças está fragilizada, tá, quantos dali tem condições de vida boa? nenhum. E quantos terão chance de melhorar sua classe social? Um, dois...ou nenhum também. Mas é a cultura. E com a relativização, devemos respeitar qualquer outra religião e/ou cultura do mundo. E por mais que nos não estejamos acostumados com outras formas de se viver, temos de respeita-las, não importa qual seja.
O estranhamento cultural é bastante evidente nesse vídeo,pois ele retrata uma realidade totalmente diferente da cultura a qual é pertenço.O fato do angolano possuir mais de 40 mulheres e todas viverem em harmônia e sem nenhuma disputa por preferência também provoca um grande espanto,pois os hábitos da minha cultura jamais permitiriam isso,porém para a cultura daquela região é totalmente normal esse tipo de atitude e ai se aplica o relativização,pois para eles isso é normal,em quanto para nós isso é um crime.
Não é porquê algo é diferente para nós que nós devemos jugá-lo como errado,pois tudo tem o seu próprio ponto de vista.
No vídeo podemos perceber que o estranhamento cultural se dá ao fato da mudança de comportamento entre duas sociedades.essa diferença se da quando descobrimos que o homem tem várias esposas e convive com todas elas, o que não é permitido no nosso país, e também por ele ter 152 filhos, pois nossa cultura não esta acostumada com esse tipo de coisa.
ALUNO:Gabriel Penna Pandini SERIE:1°ANO B Colégio São Jorge Dos Ilhéus
O estranhamento cultural fica bem evidenciado nesse vídeo, pois se trata de um realidade muito diferente da que vivo.Isso se dá pelo fato de que a noção de uma cultura ao chegar a experimentar o estranhamento rompe com os modelos tradicionais de organização social e negociação entre os sujeitos actante.É importante destacar também que é espantoso ver que as 40 mulheres vivem em completa harmonia entre si e não ocorre nenhum tipo de disputa por preferência. Conclui-se então que na cultura dele esses hábitos e atitudes são normais,mas para outras sociedades como a nossa isso é considerado um crime.
O estranhamento cultural presente no vídeo se deve ao fato do sultão angolano ter mais de 40 mulheres e todas viverem em paz, o que não e comum na minha cultura.Mas pensando com base na relativização, a cultura dele permite q ele tenha varias mulheres e filhos, representando ate mesmo sua posição de sultão.Dai vem o relativo, oque pra mim é estranho, para o angolano e comum
O estranhamento cultural está explícito logo no título do vídeo é o fato dele ter muitas esposas e vários filhos, e isso é estranho para mim porque esse costume é diferente dos da minha cultura. A relativização é que após vê o vídeo e vê como isso é normal para a cultura deles.
O estranhamento cultural varia de cada cultura, ou seja, para umas o que é considerado estranho não é para outras e assim por diante... Na relativização deve-se considerar que em um mesmo fato, pode haver diferentes interpretações dependendo de quem as formula. O angolano considera as suas atitudes coerentes e não vê problema algum em ter dezenas de filhos e esposas, pois a sua cultura permite, no entanto, para muitas sociedades as suas ações são no mínimo "estranhas" e causam uma certa dúvida até sobre a sua sanidade, pois é "complicado criar um filho, imagine 152". Cabe a cada um fazer a sua própria análise da situação, sem qualquer tipo de preconceito ou algo do gênero. É necessário respeitar o que parece ser diferente e ter consciência de que o respeito é a base de tudo, só assim o antropólogo(a) poderá realizar um bom trabalho, abrangendo ao máximo todos os aspectos desejados.
O sultão tem uma familia com 152 filhos e 43 mulheres sem ter briga entre elas.E além disso o sultão não aceita que seus filhos tem mais de um marido ou mulher.
O sultão tem 152 filhos e mais de 40 esposas , o que é uma surpresa para nossa sociedade, que há um limite necessário para essa quantidade de filhos.Mesmo com essa disputa de esposas e filhos,eles conseguem,vamos se dizer "harmenizar" a situação ali vista.Mesmo que o sultão apresente uma mensagem para os seus filhos de terem mais de uma mulher ou mais de um homem,ele incentiva eles a terem um futuro garantido e bem-sucedido,à terem uma família diciplinada com uma só esposa ou um só homem .
O estranhamento cultural é você se espantar com uma atitude que não faz parte da nossa cultura e considera-la algo errado.
ResponderExcluirRelativização é o ato de entender a diversidade cultural existente no mundo atual sem que haja um preconceito sobre o assunto.
Gabriel Quinto 1° A
Eu acho que o estranhamento cultural presente no video é que o Angolano possui mais de 40 esposas,oque na nossa sociedade seria estranho e considerado bigamia, mas na cultura deles é normal e o fato de o Angolano só permite que seus filhos tenham apenas uma esposa enquanto ele pode possuir quantas esposas desejar, achei interessante o fatos das esposas se darem bem e procurarem viver em harmonia e ver que entre elas não a uma disputa,oque não acontece na nossa cultura. A cultura dessa região há parâmetros os quais acharíamos " bizarros" se fossem vistos na nossa sociedade.
ResponderExcluirEssa cultura eu achei muito interessante, pois possui diversidades que eu ainda não conhecia e uma das partes que eu achei interessante é que o Angolano mora apenas com a primeira esposa mais tem outra casa, lugar onde ele recebes visitas diárias de suas esposas.
Aluna:Carolina Moreira
Série: 1º ano do ensino médio
Turma:A
O estranhamento cultural se dá ao fato da mudança de comportamento entre duas sociedades.
ResponderExcluirNo vídeo podemos perceber essa diferença quando descobrimos que o homem tem várias esposas e convive com todas elas, o que não é permitido no nosso país, pelo menos não legalmente.
Também nos causa estranhamento o fato de ele ter 152 filhos, pois não estamos acostumados com esse tipo de situação. Na verdade, eu achei isso bem errado, simples, filhos custam dinheiro para serem criados e situação financeira dele não é das boas, o que podemos perceber pelo local em que vive. Ele vai pagar escola, comida, roupa e etc pra quase 200 pessoas?. Além de tudo, mais de vinte já morreram, mostrando assim que não só a financeira, mas também a saúde dessas crianças está fragilizada, tá, quantos dali tem condições de vida boa? nenhum. E quantos terão chance de melhorar sua classe social? Um, dois...ou nenhum também.
Mas é a cultura.
E com a relativização, devemos respeitar qualquer outra religião e/ou cultura do mundo.
E por mais que nos não estejamos acostumados com outras formas de se viver, temos de respeita-las, não importa qual seja.
é isso aí, bj gente
Carol Fidelman - 1A
O estranhamento cultural é bastante evidente nesse vídeo,pois ele retrata uma realidade totalmente diferente da cultura a qual é pertenço.O fato do angolano possuir mais de 40 mulheres e todas viverem em harmônia e sem nenhuma disputa por preferência também provoca um grande espanto,pois os hábitos da minha cultura jamais permitiriam isso,porém para a cultura daquela região é totalmente normal esse tipo de atitude e ai se aplica o relativização,pois para eles isso é normal,em quanto para nós isso é um crime.
ResponderExcluirNão é porquê algo é diferente para nós que nós devemos jugá-lo como errado,pois tudo tem o seu próprio ponto de vista.
Beatriz Brito - 1º B
No vídeo podemos perceber que o estranhamento cultural se dá ao fato da mudança de comportamento entre duas sociedades.essa diferença se da quando descobrimos que o homem tem várias esposas e convive com todas elas, o que não é permitido no nosso país, e também por ele ter 152 filhos, pois nossa cultura não esta acostumada com esse tipo de coisa.
ResponderExcluirALUNO:Gabriel Penna Pandini
SERIE:1°ANO B
Colégio São Jorge Dos Ilhéus
O estranhamento cultural fica bem evidenciado nesse vídeo, pois se trata de um realidade muito diferente da que vivo.Isso se dá pelo fato de que a noção de uma cultura ao chegar a experimentar o estranhamento rompe com os
ResponderExcluirmodelos tradicionais de organização social e negociação entre os sujeitos actante.É importante destacar também que é espantoso ver que as 40 mulheres vivem em completa harmonia entre si e não ocorre nenhum tipo de disputa por preferência. Conclui-se então que na cultura dele esses hábitos e atitudes são normais,mas para outras sociedades como a nossa isso é considerado um crime.
Breno Tavares - 1º B
O estranhamento cultural presente no vídeo se deve ao fato do sultão angolano ter mais de 40 mulheres e todas viverem em paz, o que não e comum na minha cultura.Mas pensando com base na relativização, a cultura dele permite q ele tenha varias mulheres e filhos, representando ate mesmo sua posição de sultão.Dai vem o relativo, oque pra mim é estranho, para o angolano e comum
ResponderExcluirMarcelly Cardoso
1°B
O estranhamento cultural está explícito logo no título do vídeo é o fato dele ter muitas esposas e vários filhos, e isso é estranho para mim porque esse costume é diferente dos da minha cultura.
ResponderExcluirA relativização é que após vê o vídeo e vê como isso é normal para a cultura deles.
Bruno César- 1ºB
O estranhamento cultural varia de cada cultura, ou seja, para umas o que é considerado estranho não é para outras e assim por diante... Na relativização deve-se considerar que em um mesmo fato, pode haver diferentes interpretações dependendo de quem as formula.
ResponderExcluirO angolano considera as suas atitudes coerentes e não vê problema algum em ter dezenas de filhos e esposas, pois a sua cultura permite, no entanto, para muitas sociedades as suas ações são no mínimo "estranhas" e causam uma certa dúvida até sobre a sua sanidade, pois é "complicado criar um filho, imagine 152".
Cabe a cada um fazer a sua própria análise da situação, sem qualquer tipo de preconceito ou algo do gênero. É necessário respeitar o que parece ser diferente e ter consciência de que o respeito é a base de tudo, só assim o antropólogo(a) poderá realizar um bom trabalho, abrangendo ao máximo todos os aspectos desejados.
OBS: DEMOREI MAS ACESSEI KKK!!! BJSS
Aluno: Uriel Vasconcelos-1ºA
O sultão tem uma familia com 152 filhos e 43 mulheres sem ter briga entre elas.E além disso o sultão não aceita que seus filhos tem mais de um marido ou mulher.
ResponderExcluirJúlia marinho Barreto 6a C
O sultão tem 152 filhos e mais de 40 esposas , o que é uma surpresa para nossa sociedade, que há um limite necessário para essa quantidade de filhos.Mesmo com essa disputa de esposas e filhos,eles conseguem,vamos se dizer "harmenizar" a situação ali vista.Mesmo que o sultão apresente uma mensagem para os seus filhos de terem mais de uma mulher ou mais de um homem,ele incentiva eles a terem um futuro garantido e bem-sucedido,à terem uma família diciplinada com uma só esposa ou um só homem .
ResponderExcluirJanine de Oliveira Santos 6ªB